No Cariri, Caldeirão de Santa Cruz e mais 3 localidades devem se tornar Unidades de Conservação - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

No Cariri, Caldeirão de Santa Cruz e mais 3 localidades devem se tornar Unidades de Conservação

No Cariri, Caldeirão de Santa Cruz e mais 3 localidades devem se tornar Unidades de Conservação

Compartilhar isso

 

Foto: Jean Messias
Os estudos estão sendo desenvolvidos por uma equipe técnica da Universidade Regional do Cariri (URCA)/Geopark Araripe

Yanne Vieira

Até o final deste ano, a região do Cariri vai formalizar quatro novas Unidades de Conservação, sendo o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizado em Crato, Riacho do Meio, e zona de entorno da Estátua de Santo Antônio, em Barbalha, e Boqueirão de Lavras, em Lavras da Mangabeira.

Os estudos estão sendo desenvolvidos por uma equipe técnica da Universidade Regional do Cariri (URCA)/Geopark Araripe, e acontecem em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).

De acordo com o geólogo e assessor executivo do Geopark Araripe, Rafael Celestino, as novas unidades devem fortalecer e promover o desenvolvimento regional sustentável “vai fortalecer nossos roteiros turísticos, tanto envolvendo os geossítios, como os pontos turísticos já conhecidos […] vão ser mais localidades colocadas em evidência para os visitantes, pros turistas e para os locais usufruírem”, explica.

Sobre as unidades:

Caldeirão de Santa Cruz do Deserto foi um dos movimentos messiânicos que surgiu no município de Crato. Liderado pelo beato José Lourenço, a comunidade era composta por romeiros e imigrantes que trabalhavam em favor de todos e recebiam uma quota da produção. Em 11 de maio de 1937, o Caldeirão foi invadido pelo Exército Brasileiro e Polícia Militar do Estado do Ceará, onde aconteceu um grande massacre.

Foto: Ascom Diocese de Crato

Geossítio Riacho do Meio, em Barbalha, já é considerado um parque através de lei municipal. No local, de zona de floresta úmida, há presença de fontes naturais, além de ser abrigo da espécie endêmica – encontrada apenas na região – o Soldadinho do Araripe.

Foto: Nívia Uchoa Ascom Casa Civil

A Estátua de Santo Antônio, que fica localizada em Barbalha, tem 26m de altura e é um ponto turístico religioso da região. De acordo com o Geopark, a garantia de preservação de seu entorno é fundamental para o equilíbrio ecológico da área, marcada pelo bioma caatinga.

Monumento de Santo Antônio em Barbalha (Foto: Guto Vital)

Boqueirão, situado no município de Lavras da Mangabeira, é um Cânion do Rio Salgado. Aberto no meio da rocha, o espaço dá vazão às águas que vêm do sul do Estado, e possui altura de 93 metros e largura de 40.

Foto: Rafael Celestino

Segundo Rafael, o Riacho do Meio e Caldeirão de Santa Cruz devem categorizadas como unidades de conservação de proteção integral. Já o Boqueirão e o entorno da estátua de Santo Antônio devem ser alocados na categoria de Área de Proteção Ambiental com uso sustentável. O geólogo explica que as tipologias ainda estão em definição.

miseria.com.br

05.10.2022