Autor Penélope Menezes
Se a posse de ar-condicionados nas residências brasileiras aumentou 9,0% ao ano entre 2005 e 2017, de acordo com nota técnica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o alerta para a intensidade das ondas de calor ao redor do Brasil em 2023 pode influenciar no seu uso frequente.
Entre as recomendações para enfrentar o calor excessivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elenca consumir regularmente água, evitar álcool e altas quantidades de cafeína e de açúcar, usar roupas leves e largas e tomar banhos frios.
Além dos cuidados básicos, entenda a seguir sobre os custos necessários na hora de adquirir um ar-condicionado para evitar os impactos negativos das ondas de calor.
Ar-condicionado portátil: o que é?
Diferente de outras opções no mercado, o ar-condicionado portátil pode ser usado em diversos cômodos, especialmente os de menor extensão. O aparelho também possui um processo de instalação mais simples do que modelos tradicionais.
Entre as suas desvantagens, a escolha portátil deve levar em consideração a capacidade de resfriamento limitada a espaços pequenos e o barulho maior do aparelho em comparação ao ar-condicionado split, por exemplo.
Ar-condicionado portátil: Como escolher?
Antes de escolher um ar-condicionado portátil é preciso definir um local adequado. Apesar de sua capacidade de movimentação, a portabilidade do aparelho ainda é um aspecto a ser considerado, destacando o seu tamanho e peso.
Além do custo do modelo, o consumidor deve estar informado sobre os requisitos necessários para a manutenção e os custos gerais em caso de avarias durante o uso.
Ar-condicionado x umidificador de ar: qual a diferença?
O funcionamento do ar-condicionado se relaciona com o processo de transformação do ar quente em ar frio por meio do gás refrigerante, reduzindo a umidade relativa do ar à medida que o espaço começa a esfriar.
O umidificador de ar, por outro lado, está envolvido com outros processos de transformação e altera a água em seu estado líquido em gotículas dispersas pelo ambiente. Esse funcionamento contribui para a melhoria da qualidade do ar, sem afetar a temperatura do ambiente.
10 cuidados ao praticar atividade física nos dias quentes; CONFIRA
Ar-condicionado: escolha o seu modelo
Existem diferentes tipos de modelos para ar-condicionado, que variam de acordo com as necessidades dos consumidores e o espaço para a instalação. Veja alguns exemplos a seguir:
Ar-condicionado de janela
Como o seu nome já propõe, o modelo é instalado normalmente em espaços na janela ou por meio de uma abertura na parede. Ele pode ser reconhecido por apresentar a sua parte traseira do lado de fora da acomodação.
Foi um dos primeiros aparelhos desenvolvidos e pode apresentar um custo mais baixo, mas sem a mesma eficiência energética de um ar-condicionado split ou central.
Ar-condicionado split
O ar-condicionado split é dividido em duas unidades - uma interna (ou evaporadora) e uma externa (ou condensadora). Ambas são conectadas por meio de tubulações e apresentam uma opção silenciosa para o espaço onde o aparelho será instalado.
As unidades são mais discretas em comparação ao modelo de janela e apresentam controle remoto para o ajuste de funções.
Ar-condicionado central
O ar-condicionado central é utilizado para refrigerar espaços inteiros de forma centralizada, como edifícios comerciais e instituições. Nesse caso, todos os cômodos são mantidos com a mesma temperatura.
O modelo central, similar ao split, também possui operação silenciosa, mas apresenta um sistema mais avançado que pode permitir tanto o resfriamento, quanto o aquecimento, dependendo das funções do aparelho.
Ar-condicionado solar
O aparelho utiliza a energia solar para o seu funcionamento e pode ser uma opção ao consumidor interessado em reduzir a dependência da eletricidade, embora o ar-condicionado solar possa operar em um sistema híbrido, alternando sua fonte de energia.
O custo inicial é mais alto em comparação aos modelos tradicionais, considerando a instalação de painéis solares e o armazenamento de energia.
Ar-condicionado: manutenção e redução de energia
O Departamento de Energia dos Estados Unidos destaca que a tarefa de manutenção mais importante para o ar-condicionado é a limpeza rotineira de seus filtros. “Substituir um filtro sujo e entupido por um limpo pode reduzir o consumo de energia do seu ar condicionado em 5% a 15%”, indica o órgão.
Em seu portal oficial, o departamento afirma que alguns filtros podem ser reutilizados, ao passo que outros devem ser substituídos. No caso de uso frequente do aparelho ou a presença de animais de estimação, a limpeza deve acontecer regularmente.
opovo.com.br
26.09.2023