A semana no Ceará começa com nuvens sobre o território do estado, principalmente na porção sul. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) ainda atua próximo ao leste do Nordeste, proporcionando condições para precipitações.
Na manhã desta segunda-feira (10), a Rede de Radares mantidas pela Funceme captou chuvas no Litoral do Estado, principalmente no Pecém e de Fortaleza, e no oeste da região do Sertão Central e Inhamuns. As precipitações que aconteceram após as 7h de hoje serão catalogadas somente a partir desta terça-feira (11).
Já no balanço parcial que considera o intervalo entre as 7h deste domingo (9) e as 7h desta segunda, há registros de chuvas em 122 municípios, sendo os maiores em Iguatu (Posto Barro Alto – 105 mm), Iguatu (Posto Bau – 85 mm) e Canindé (Posto São Bernardo – 83 mm). Para acompanhar a atualização, basta você baixar o aplicativo Calendário de Chuvas, disponível gratuitamente para Android e iOS.
Segundo a Funceme, as condições meteorológicas atuais indicam continuidade das precipitações, pelo menos, até a próxima quarta-feira (12). Hoje, a previsão do tempo indica nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões, isto é, o céu deverá se apresentar com cobertura variada de nuvens e com precipitações.
Nesta terça e na próxima quarta, a previsão dos meteorologistas da Funceme aponta nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité, na região Jaguaribana e no Sertão Central, e possibilidade nas demais regiões.
TEMPERATURA
Entre a manhã deste domingo e a de hoje, a maior temperatura máxima do Ceará foi registrada em Jaguaribe, na região Jaguaribana, com 37,7°C. O município, desde novembro, vem apresentando, constantemente, altas temperaturas. Porém, situação comum neste período do ano. Já a menor temperatura mínima observada foi registrada em Guaramiranga, com 19,7°C.
No mesmo intervalo de tempo, Fortaleza registrou máxima de 32,4°C e mínima de 24,1°C. As temperaturas máximas e mínimas são pontuais em determinado intervalo de tempo e não constantes durante aquele período indicado. Normalmente, os picos das máximas acontecem entre as 12h e as 15h. Já a mínimas entre a noite a madrugada, condições que variam também de região para região. Os modelos de previsão indicam cenário semelhante para os próximos dias.
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Felipe Lima
Foto: Marciel Bezerra
11.12.2018