Sérgio Lima/Poder360 - 30.jul.2019
'Se deixar seus qualificados ministros trabalharem e não entrar em agenda que confronte o Congresso, a ponto de ter novo impeachment, Bolsonaro poderá se reeleger com um pé nas costas', diz Demóstenes Torres
em 1/3 do eleitorado fidelizado,outra parte quer melhorias na economia.
brasileiro é, por essência, governista. Demora a mudar e, quando o faz, fica por um longo período sem lhe ocorrer que está na hora de fazer outra opção eleitoral. A monarquia só foi posta a pique por um golpe militar, a chamada proclamação da República, justamente quando a realeza gozava de maior prestígio.
A escravatura foi abolida pela Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel, naquele momento regente de D. Pedro II (ele próprio, um abolicionista, considerava a escravidão “uma vergonha nacional”), após longa campanha, em que muitos nomes se destacaram. O texto demonstra, de forma claríssima, como se deve legislar e produzir excepcional resultado:
Art. 1.º: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.
Art. 2.º: Revogam-se as disposições em contrário.
Em seguida à quartelada e aos presidentes militares, veio o que se convencionou chamar de Velha República, ou “Política do Café com Leite”, oriunda da “Política de Governadores”. Neste período, que durou de 1898, com a eleição de Campos Sales, até a tomada do poder por Getúlio Vargas, os presidentes da República eram fortemente influenciados pelos setores agrários de São Paulo e Minas Gerais; o primeiro, grande produtor de café, e o segundo, maior produtor de leite e maior colégio eleitoral do país. Mandavam o Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro, que eram apoiados também pela elite agrária dos demais Estados.
Houve apenas duas exceções nesse período: Hermes da Fonseca, do Partido Republicano Conservador, e o paraibano Epitácio Pessoa, embora apoiado por Minas e, ao que parece, também por São Paulo, porque esses Estados resolveram encontrar um candidato de outro ente federativo, um tertius, para evitar reclamações explícitas sobre o mandonismo, então vigente.
Epitácio vivia, basicamente, na antiga capital, Rio de Janeiro, onde fora deputado federal, senador, ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal e chefe da delegação brasileira de Versalhes, que decidiria os destinos do mundo pós-Primeira Guerra Mundial. Ou seja, era um quadro extraordinariamente qualificado que, depois do exercício da Presidência, foi de novo senador e juiz da Corte Internacional de Haia. A curiosidade é que foi eleito quando estava na França, não fazendo nenhum ato de campanha. Voltou para governar.
Vargas chegou para convocar eleições e ficou 15 anos. Foi “derrubado” pelo seu ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, a quem apoiou para sucedê-lo. Nesse ínterim, pouco mais de três meses, o presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares, ocupou a Presidência da República e ficou conhecido por nomear vários parentes. O povo não perdoou: “Os Linhares são milhares”. Lembrete: assumiu Linhares porque a Câmara dos Deputados e o Senado Federal estavam fechados pela ditadura do “Estado Novo”, implantado em 1937. Getúlio não teve seus direitos políticos nem suspensos nem cassados. Candidatou-se a Senador e foi o mais votado da história do Brasil, até aquela data. Voltaria nos braços do povo em 1951 e suicidaria-se quando era iminente outro golpe militar para novamente apeá-lo do poder.
Juscelino Kubitscheck, o JK, só não se elegeu novamente porque foi cassado e não pode mais se candidatar. A ditadura militar durou longuíssimos 21 anos. Itamar Franco não foi reeleito porque não existia essa possibilidade. FHC e Lula se reelegeram, e este alçou à Presidência, por duas vezes, o poste Dilma. E chega-se a Bolsonaro.
Lula tem hoje 1/3 do eleitorado fidelizado. Mesmo diante de sua condição pessoal, esse número não diminui. Veja-se que Fernando Haddad teve uma votação pífia na sua tentativa de reeleger-se prefeito de São Paulo e outra estrondosa quando foi candidato à Presidência da República.
Hoje, provavelmente, Bolsonaro já tem o mesmo número de eleitores que Lula, que estão com eles para o que der e vier. E nesta quadra, o vento sopra a favor do atual mandachuva. Explico.
A economia costuma salvar quem está no poder, se ela for bem. Não foi à toa que FHC, no seu qualificado artigo de domingo, mostrou que para ter um bom governo é preciso ir além disso. O que denota ser gigantesco o sentimento de que melhoraremos. O governo tem, no mínimo, 4 ministros bem qualificados: Paulo Guedes, Tarcísio Gomes de Freitas, Tereza Cristina e Ricardo Salles, este em grande dificuldade por conta do discurso ecológico catastrofista.
Ives Gandra da Silva Martins, em excelente artigo publicado no Conjur, aponta já alguns ganhos econômicos da atual administração:
“(…) maior safra de grãos, entrada do capital estrangeiro na casa de quase US$ 100 bilhões, existência de saldos altos na balança comercial, inflação abaixo da média estabelecida, possibilidade de queda dos juros, o fato de as reservas serem superiores a US$ 380 bilhões, relatório favorável do FMI sobre o estado das contas públicas, sucesso nas programações de infraestrutura, assinatura de um acordo emperrado há 20 anos entre Mercosul e União Europeia”.
Há algo que une noviciados de direita e provectos de esquerda: a ideia de que o Brasil se perdeu no governo Dilma. Verdade incompleta. O país é construção histórica de perda de oportunidades desde o fim do império. Como disse Roberto Campos: “O Brasil nunca perde uma oportunidade de perder oportunidades”.
Infraestrutura é mais uma vez assunto do momento. Para Bolsonaro é produto, materialmente falando, que pode ser entregue pela tal agenda liberal. Três brasileiros entraram para a história, justamente por investir no setor: Pedro II, Vargas e JK. Os militares trouxeram prosperidade, o milagre brasileiro, por planejar e executar planos infraestruturais.
Observe-se que o saneamento é tarefa do século 19. No país, se dá importância maior para um desmatamento incipiente da Amazônia do que para as 100 milhões de pessoas que não têm acesso à coleta de esgoto. E não estou falando de seu tratamento.
O Brasil, enquanto não consegue se posicionar em setores de pesquisa, desenvolvimento e inovação, promove processo acelerado de desindustrialização. Tornou-se um camelódromo continental. O ministro da Infraestrutura é mesmo muito bom. Tem conhecimento do setor e planos fantásticos para dobrar a matriz ferroviária de carga em oito anos. Quer desestatizar e por à venda ativos de muito interesse nos setores de transporte, rodovias e aeroportos, além de energia. Seu plano é ambicioso para a privatização completa do setor portuário, inclusive, com grande incentivo à navegação de cabotagem, coisa que o colonizador europeu fazia com propriedade e que o brasileiro perdeu por não ter noção desse mecanismo estratégico, em país com arco oceânico imenso e geograficamente generoso, pois o litoral é pouco recortado.
O desafio da infraestrutura é senha de acesso ao primeiro mundo. Meio eficaz de reduzir pobreza, elevar produtividade, gerar emprego e criar ambiente econômico competitivo. O PAC de Lula só tinha aparência de plano de infraestrutura, quando, na verdade, o objetivo foi fazer a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas em dois anos. Algo que nenhum país rico toparia. Nosso país que fez tantas obras de engenharia qualificada no exterior é hoje tabajara. O Brasil entrou na era da economia digital completamente dependente. No passado conseguiu superar o atraso tecnológico ao aprender a fazer aço e concreto. Depois, deu salto extraordinário no fechamento do ciclo do Urânio e da fabricação de aeronaves.
E no século 21? Nada. Todas as tentativas brasileiras de lançamento de satélite fracassaram. China e Índia são os novos atores na corrida espacial. A nossa indústria de defesa, que já foi grande, perdeu sua relevância. Hoje, nosso país se destaca na produção de vassoura de coqueirinho e no fornecimento de caipirinha.
Há imensa dúvida sobre a capacidade do Brasil de converter política externa em instrumento de fazer bons negócios. Não basta romper com a diplomacia do coitadismo de Lula. É preciso ser pragmático para lidar com acordos de livre comércio.
Para essas agendas, obteve-se um grande aliado, Rodrigo Maia, que parece ter encarnado o espírito de Ulysses Guimarães e só se interessa por defender o interesse público. Até agora, matou no peito sozinho a reforma da Previdência. Davi Alcolumbre parece ir na mesma direção.
Se Moro resolver acabar com o ar de sábio do Sião e trabalhar em prol da segurança pública, Bolsonaro poderá ter ganhos imensos. Recuperar para as mãos do Estado o sistema penitenciário será um deles; desenvolver um método de enfrentar o tráfico de drogas, maior problema nessa área do país, outro.
O 1/3 restante do eleitorado quer melhorias. Para ele, o presidente pode falar qualquer veneno. O que importa é a bufunfa no fim do mês. Se deixar seus qualificados ministros trabalharem e não entrar em agenda que confronte o Congresso, a ponto de ter novo impeachment, Bolsonaro poderá se reeleger com um pé nas costas.
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Fonte: poder360.com.br
07.08.2019