Sérgio Lima/Poder360 - 24.jun.2019
A fala do presidente foi em resposta aos elogios feitos 1 dia antes pelo líder americano, Donald Trump
Presidente comentou acordo do Mercosul-UE,é necessário cuidado com ‘armadilhas’, diz.
O presidente Jair Bolsonaro voltou a expressar admiração pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta 4ª feira (31.jul.2019): “Depois daquele elogio do Trump de ontem [na 3ª feira], estou cada vez mais apaixonado por ele”. A frase foi dita a jornalistas após a cerimônia de troca da Grande Guarda Presidencial.
Na 3ª feira (30.jul), Trump elogiou Jair Bolsonaro e se mostrou satisfeito com a indicação do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, ao posto de embaixador do Brasil em Washington. “Estou muito feliz com essa indicação”, disse. No mesmo dia, Bolsonaro agradeceu o comentário de Trump, e disse que “demonstra a confiança que ele tem no governo”.
Antes de se dizer apaixonado, Bolsonaro esteve em reunião com o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, Afirmou ter tido 1 ótimo encontro com o representante norte-americano. No mesmo dia, Ross se encontrou com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Bolsonaro ainda disse que busca aproximação comercial com os Estados Unidos, e que os negócios comerciais entre os países ainda está “muito fraco”.
Também comentou que é necessário estar atento a “armadilhas” do acordo entre a União Europeia e Mercosul, que possam prejudicar a relação com os Estados Unidos.
“Todo mundo está preocupado com algumas armadilhas, todo mundo preocupado com isso aí, que você talvez possa, no acordo [União Europeia] com Mercosul, ter algum problema ao assinar um acordo com EUA. Isso vai em cima até numa questão de inteligência, todo mundo tem que se preocupar com isso daí, tem que saber se porventura há armadilhas ou se não há. A gente parte do princípio não há”.
(Com informações da Agência Brasil).
01.08.2019