Governo Federal reconhece situação emergencial de seca em mais 22 municípios do Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Governo Federal reconhece situação emergencial de seca em mais 22 municípios do Ceará

Governo Federal reconhece situação emergencial de seca em mais 22 municípios do Ceará

Compartilhar isso
Ceará tem 52 cidades com reconhecimento federal da situação de emergência (Foto: Fco Fontenele/O POVO)

Mombaça, Monsenhor Tabosa e Pereiro são cidades mais atingidas, de acordo com a Defesa Civil do Ceará.

Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reconheceu a situação emergencial de seca em mais 22 cidades do Ceará. A lista de municípios nesse grupo chega a 57, com reconhecimento estadual ou federal. O cadastro, solicitado pela Defesa Civil do Estado, é requisito para a demanda de recursos financeiros, ações ou materiais para sanar a crise hídrica dos municípios.
Segundo Aluizio Souza Freitas, responsável pelo setor de Preparação para Desastres da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, é preciso que os gestores municipais preencham um formulário sobre a situação hídrica da cidade, especificando quantas pessoas estão sofrendo com a falta de água, qual foi o prejuízo agrícola registrado e a quantidade de recursos já gastos com a seca. Também é necessário anexar documentos que comprovem os dados.
A partir disso, Aluizio explica que as informações são analisadas pela Defesa Civil e o decreto de emergência pode ser elaborado.
Ele aponta que o estado ainda não é tão grave no Ceará, pois a quadra chuvosa acabou há pouco tempo. “O que mais se vê é desabastecimento em áreas rurais, mas alguns municípios estão apresentando dificuldades na área urbana também. É o caso de Mombaça, Monsenhor Tabosa e Pereiro”, lista o também capitão do Corpo de Bombeiros.
Para Yuri Castro, chefe da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), a seca é recorrente em grande parte desses municípios. Mombaça, por exemplo, já é abastecida por meio de poços profundos há cinco anos, segundo Yuri. Em Pereiro, a adutora que começou a ser construída no início de 2017 está sendo finalizada e deve ajudar na situação crítica do local. Poços profundos também estão sendo construídos de acordo com a demanda dos municípios.
Clique aqui para ver a lista completa de cidades em estado emergencial por causa da seca no Ceará.
ALEXIA VIEIRA/ ESPECIAL PARA O POVO
01.08.2019