Vaticano autoriza beatificação da menina Benigna, de Santana do Cariri - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Vaticano autoriza beatificação da menina Benigna, de Santana do Cariri

Vaticano autoriza beatificação da menina Benigna, de Santana do Cariri

Compartilhar isso
Imagens da menina Benigna em Santana do Cariri (Foto: Fabio Lima/Fabio Lima)

O Vaticano reconheceu o martírio da menina Benigna Cardoso da Silva. Processo para beatificação foi autorizada pelo Papa Francisco e publicada em decreto nesta quinta-feira, 3.


Vaticano reconheceu o martírio de Benigna Cardoso da Silva, nascida em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri, no Ceará. O boletim foi divulgado nesta quinta-feira, 3, em Roma. A etapa é considerada a mais valiosa no processo de beatificação. É também a mais próxima. A menina, vista como santa pelos fiéis, tem título de Serva de Deus desde 2013. 

Aprovação do processo para beatificação foi publicada nos Decretos da Congregação para as Causas dos Santos, junto a outros quatro servos de Deus. Também nesta quinta, o Escritório de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice notificou o rito de canonização da baiana Irmã Dulce para o próximo dia 13.
A causa de Benigna foi aprovada em outubro do ano passado pela Comissão dos Teólogos da Congregação para as Causas dos Santos. O processo de beatificação foi aberto em 2011 pela Diocese do Crato. Em 2016, o Vaticano chegou a buscar depoimentos de pessoas que viveram entre 1940 e 1980 para fortalecer a tese do martírio cristão da jovem Benigna.
Esta é a primeira beatificação da história do Estado. "É uma importante notícia não apenas para o povo católico e da Região do Cariri, mas para o povo cristão, que vê reconhecido mais um exemplo de bondade e fé", declarou o governador Camilo Santana. Em junho deste ano, a Romaria da Menina Benigna, em Santana do Cariri, entrou para o calendário oficial de eventos do Ceará.
Pároco de Santana do Cariri, o padre Paulo Lemos destaca que o reconhecimento é fruto de um longo trabalho. "É muito importante a beatificação porque a Igreja nos chancela. Está confirmando que, de fato, aqui viveu uma santa de Deus e ela poderá ser elevada à honra dos altares". Ele afirma que, em 2018, cerca de 30 mil pessoas participaram da Romaria da Menina Benigna. Em entrevista à rádio CBN Cariri nesta manhã, o Lemos disse ainda que será pedido reforço na estrutura para a Romaria deste ano, em outubro próximo.

O crime

Benigna foi morta na tarde de 24 de outubro de 1941, quando saiu para buscar água, como fazia todas as tardes, em uma cacimba a poucos metros de casa. Ela foi abordada pelo também adolescente Raul Alves, que golpeou a menina com um facão após ela resistir às tentativas de aproximação do jovem. O corpo foi encontrado no Sítio Oti, local do crime, onde vivia a família adotiva da menina.
Na época do crime, o pároco Cristiano Coelho Rodrigues, mentor espiritual da jovem, escreveu que Benigna "morreu martirizada, às 4 horas da tarde". A nota, ao lado do registro de batismo, falava ainda: "Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha".
opovo.com.br
03.10.2019