Projeto universitário usa esterco animal para produção de gás de cozinha - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Projeto universitário usa esterco animal para produção de gás de cozinha

Projeto universitário usa esterco animal para produção de gás de cozinha

Compartilhar isso
foto: divulgação
O Bio+ é um projeto de extensão da Universidade Federal Cariri (UFCA), realizado pelo Tima Enactus, que realiza a destinação correta do esterco animal, gerando biogás e biofertilizante através do Biodigestor Rural. A ação atende 9 famílias de comunidades da zona rural de Barbalha nos sítios Boa Esperança e Espinhaço, e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Fly do Sertão, em Tarrafas. Nesta última são 70 crianças beneficiadas.
Com as ações do Bio+ as famílias atendidas podem ter uma economia anual em cerca de R$ 700 na compra de gás butano. Além do Biodigestor Rural, outra tecnologia desenvolvida é o Jardim Filtrante, este equipamento permite às famílias atendidas a reutilização da água de pias e de chuveiros para irrigação.
A tecnologia do minhocário doméstico faz a reutilização de restos de alimentos para a produção de húmus de minhoca, que é usado como fertilizante para os 9 quintais produtivos. Assim, as famílias beneficiadas pelo Bio+ complementam a renda vendendo os produtos frutos das produções feitas nos quintais de cada um. As vendas acontecem de forma individual, seja de porta em porta, fazendo encomendas ou participando de feiras orgânicas.
Segundo Laryssa Evangelina, estudante de engenharia e vice-presidente do time, “as três tecnologias sociais implantadas nas comunidades formam o Ciclo Vitae, metodologia desenvolvida que integra tecnologias sustentáveis (Biodigestor Rural, Jardim Filtrante e Minhocário Doméstico), e faz a reutilização de resíduos orgânicos contribuindo para a economia sustentável”.
Prêmio Nufarm
Nesta sétima edição do Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio, Times Enactus de todo país tiveram a oportunidade de inscrever seus projetos com ênfase na geração de negócios, que proporcionem o desenvolvimento da produção agrícola e assistência a produtores, incentivando a consciência e ética na utilização correta e com segurança de agroquímicos no agronegócio brasileiro.
De acordo com o desempenho e resultados alcançados, foram selecionados 6 Times finalistas para o prêmio, que competirão no dia 13 de dezembro em Fortaleza/CE, e o Time Enactus UFCA está entre os 6 finalistas com o projeto Bio +.
Fonte: badalo.com.br
21.11.2019