A artista completaria 75 anos em março: saiba mais sobre a programação especial que homenageia a data.
Hoje dia 17 de março de 2020, Elis Regina completaria 75 anos. Uma das principais vozes da música brasileira, Elis marcou gerações e se mantém relevante no cenário artístico atual. Para comemorar a data, a TV Cultura e a Rádio Cultura Brasil exibem uma programação especial, inteiramente dedicada à cantora.
Além das pílulas Essa Mulher, que vão ao ar durante os intervalos da programação e mostram depoimentos de diversos artistas sobre Elis, a TV Cultura recupera a íntegra das mais famosas entrevistas da artista na emissora para exibi-las novamente. No dia 16 de março, às 23h30, vai ao ar a entrevista concedida ao programa Vox Populi, em 1978. Já no dia 17, às 23h45, você revê a última entrevista da cantora para televisão, de 1982, no programa Jogo da Verdade.
Um pouco mais cedo, no dia 17, você confere Elis 75, Transversal do Tempo. O especial faz um paralelo entre os pensamentos extremamente atuais de Elis com os de João Marcello Bôscoli, Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, seus filhos, respondendo no presente as mesmas questões. Os três falam sobre a infância, a convivência com Elis e sua carreira artística. “Ela entendia a arte dela como uma cura, uma salvação”, comenta Maria Rita em um trecho.
Os bastidores do documentário você confere em uma reportagem especial, que vai ao ar no programa Metrópolis.
Ainda no dia 17, você ouve, durante 24 horas, na Rádio Cultura Brasil, músicas da cantora, além de depoimentos de fãs e intérpretes que tiveram a influência de Elis em suas carreiras. Durante o dia, serão apresentados programas especiais com entrevistas da cantora, registros de shows e momentos marcantes de sua vida.
Fonte: tvcultura.com.br
Biografia de Elis Regina
Elis Regina (1945-1982) foi uma cantora brasileira. Por sua performance versátil, foi considerada a maior cantora do Brasil. É Também reconhecida pelas sua forma de expressão altamente emotiva, tanto na interpretação musical quanto em seus gestos.
Elis Regina de Carvalho Costa (1945-1982) nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 17 de março de 1945. Começou a cantar, com onze anos de idade, no programa "No Clube do Guri", na Rádio Farroupilha, apresentado por Ari Rego. Em 1960 foi contratada pela Rádio Gaúcha e em 1961, com 16 anos de idade lançou seu primeiro disco, "Viva a Brotolândia".
Em 1964, já se apresentava no eixo Rio São Paulo. Assinou contrato com a TV Rio, para se apresentar no programa "Noite de Gala". Sob a direção de Luís Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli, Elis Regina se apresenta no "Beco das Garrafas", reduto da Bossa Nova. Nesse mesmo ano muda-se para São Paulo.
Em 1965, fez a sua estreia no festival da Record com a música “Arrastão”, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes. Recebeu o Prêmio Berimbau de Ouro e o Troféu Roquette Pinto. Foi eleita a melhor cantora do ano.
Entre 1965 e 1967, ao lado de Jair Rodrigues, apresentou o programa "O Fino da Bossa", na TV Record em São Paulo. O programa gerou três discos. O primeiro "Dois na Bossa" vendeu um milhão de cópias. Em 1968, se apresentou duas vezes no Olympia de Paris.
Elis Regina tinha um gênio forte, recebeu o apelido de Pimentinha. Era uma artista eclética, interpretava canções de vários estilos, como MPB, jazz, rock, bossa nova e samba. Levou à fama, cantores importantes como Milton Nascimento, João Bosco e Ivan Lins. Fez dueto com Tom Jobim, Jair Rodrigues, entre outros.
Entre os seus álbuns estão: "Em Pleno Verão" (1970), "Elis e Tom" (1974), e "Saudade do Brasil" (1980). Entre suas músicas mais interpretadas estão: "O Bêbado e a Equilibrista", "Como Nossos Pais", "Madalena" e "Casa no Campo". Curiosamente a sua voz foi colocada no patamar de instrumento musical na Ordem dos Músicos do Brasil, tamanha era a sua capacidade vocal.
De sua união com Ronaldo Bôscoli nasceu João Marcelo Bôscoli (1970). E de sua união com César Camargo Mariano nasceram, Pedro Camargo Mariano (1975) e Maria Rita (1977).
Elis Regina faleceu com apenas 36 anos, em São Paulo, no dia 19 de janeiro de 1982. Sua morte foi decorrente do consumo de cocaína e o uso exagerado da bebida alcoólica.
Fonte: ebiografia.com
17.03.2020