A valorização dos professores deve ser um objetivo constante de uma nação. Professores valorizados, qualificados e comprometidos são a base para uma educação de qualidade, pilar para a redução de desigualdades e desenvolvimento socioeconômico.
É um processo que vem de longe e que ainda há muito pela frente. Isso não nos impede de celebrar cada avanço, mesmo sabendo que ainda temos pautas pendentes.
Gostaria de parabenizar o Governo do Estado do Ceará, a Seduc, a APEOC e os professores pelo acordo celebrado que garantiu, dentre outras coisas:
1. Reajuste do Piso do Magistério na Carreira Estadual para todos - efetivos ativos, aposentados, temporários e pensionistas;
2. Fim do teto do auxílio-alimentação;
3. Criação de um Grupo de Trabalho para debater a destinação dos recursos dos precatórios do FUNDEF;
4. Ampliações definitiva para 200 professores e pagamento de promoções de 2017 e início dos processos de 2018 e 2019.
Em um cenário de baixo crescimento econômico, baixa arrecadação e restrições fiscais, é um acordo importante, principalmente diante dos constantes ataques à educação pública e ao serviço público como um todo.
E no Congresso Nacional, seguimos trabalhando arduamente pela aprovação do FUNDEB, que inicia sua votação nessa semana. A aprovação do novo modelo de financiamento, com mais recursos da União, trará maior garantia da manutenção das políticas de valorização do magistério e investimentos na melhoria da educação pública.
Assessoria de Imprensa
04.03.2020