André Figueiredo Deputado federal (PDT-CE)
Por André Figueiredo
Brasil, 18 de maio de 2020. 254.220 casos confirmados da Covid-19 e 16.792 mortes confirmadas. Seguimos na contramão do mundo e nossa nação passa a ser a terceira em total de casos confirmados, ultrapassando Reino Unido e países como Itália e China, que foram epicentros da doença no mundo. Esses dados não são por acaso. Infelizmente, a inércia de um governo nas medidas de combate e prevenção são fatores determinantes para o cenário de guerra que vivemos hoje.
Enquanto Bolsonaro segue minimizando a crise e estimulando o fim do isolamento social, registramos 674 novas mortes em 24 horas. Paralelo a isso, seguimos com a falta de sensibilidade na execução de projetos aprovados pelo Parlamento. O governo segue patinando no pagamento do auxílio emergencial expondo milhões à filas quilométricas e agravando ainda mais o cenário de fome e miséria no País. A saída de três ministros em menos de 30 dias é a maior mostra da incompetência e ingerência. Com a saída de Luiz Mandetta e Nelson Teich do Ministério da Saúde, amplia a crise no governo e seguimos à deriva num discurso falido contra a ciência na defesa da cloroquina.
O Brasil segue em passos lentos no desenvolvimento de pesquisas contra a Covid-19, resultado da falta de investimentos. O orçamento para a área neste ano é 22,53% menor que de 2019. A cada ano os recursos são mais escassos e nos coloca atrás de muitos países. Apesar do grande esforço das nossas universidades e cientistas na busca pela cura, o desdém do governo com a área impede que avancemos nas vacinas.
O desdém de Bolsonaro vem gerando consequências. Bolsonaro prefere negligenciar as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e focar nas interferências na Polícia Federal para blindar seu clã de graves denúncias. São inúmeras condutas ilegais que podem ser enquadradas como crime de responsabilidade, com flagrante desrespeito à Constituição Federal, passíveis de impeachment.
Por tudo isso, partidos de oposição, PDT, PSB, Rede e PV, iniciam um grande movimento em defesa da democracia e estimulam grande mobilização digital por meio do "Janelas pela Democracia: Impeachment Já". Mais do que nunca é preciso unir cidadãos e cidadãs que defendam um Brasil livre, soberano, democrático, justo e plural. O ódio não pode ser nossa bandeira, nem a violência nosso símbolo. O Brasil pode mais. O povo brasileiro merece paz.
opovo.com.br
20.05.2020


