Coronavírus: como os fieis se adaptaram as missas on-line - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Coronavírus: como os fieis se adaptaram as missas on-line

Coronavírus: como os fieis se adaptaram as missas on-line

Compartilhar isso
Foto: George Wilson/Portal Badalo
Por Fernanda Alves
Desde o início da pandemia, diversas medidas foram tomadas para evitar o contágio da Covid-19. Locais que podiam ter aglomerações foram fechados, como no caso das igrejas. A alternativa encontrada para que os fiéis das diversas religiões pudessem seguir com suas manifestações religiosas, foi usando as redes sociais.
As transmissões de missas por canais de televisão ou redes sociais não é algo novo. Mas foi preciso ressignificar. De acordo com a Diocese de Crato, “há uma presença significativa de fiéis que acompanham não só as celebrações, mas também as programações paroquiais”.
Para Socorro Feitosa, que tem costume de frequentar a Igreja dos Franciscanos, em Juazeiro do Norte, diz que pelo menos duas vezes na semana, assiste celebrações nas plataformas digitais. “Participo das missas on-line e acho muito importante. Já que não pode ir até a igreja, pelo menos on-line a gente consegue participar”, pontuou.

Decreto estadual e plano de retomada econômica

Diante do plano de retomada econômica, as igrejas ficaram para a segunda fase do Plano de Retomada Econômica, divulgado pelo governador Camilo Santana no dia 30 de maio, com apenas 20% da capacidade.
A Diocese de Crato, de acordo com o Bispo Dom Gilberto Pastana, afirmou que “valoriza sempre a vida e que estão contribuindo para que as pessoas sigam no isolamento social”.
Apesar dessa determinação estadual, o município de Crato autorizou a abertura de templos religiosos. O Bispo disse cada município tem seu decreto e que seguirão aguardando um posicionamento do Estado.
Fonte: badalo.com.br
09.06.2020