"Não há data definida para início de qualquer fase", frisa Camilo sobre retomada da economia - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

"Não há data definida para início de qualquer fase", frisa Camilo sobre retomada da economia

"Não há data definida para início de qualquer fase", frisa Camilo sobre retomada da economia

Compartilhar isso
FORTALEZA, CE, BRASIL, 01-06-2020: Movimentação no primeiro dia da etapa zero (0) do isolamento, com abertura de alguns comercios, e muitas pessos e carros no centro da cidade. Em epoca de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO) (Foto: Aurelio Alves/O POVO)

O governador do Ceará frisou que o isolamento social continua e deve ser cumprido para o sucesso da retomada econômica e para que a disseminação da doença não avance novamente.

Após o fim do primeiro dia da fase de testes da reabertura gradual da economia no Ceará, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), reafirmou os compromissos com a saúde e o isolamento social para que o plano de retomada seja consolidado. "Não há data definida para início de qualquer implantação de fase", ponderou. Setores estão divididos em quatro fases para voltar, condicionados a indicadores de saúde, a partir da fase 1, no dia 8 de junho.

"Alguns estabelecimentos estão anunciando retorno para o dia 8 de junho, mas eu quero deixar muito claro que temos um plano e que esse plano não tem nada determinado. O início de qualquer fase depende dos indicadores de saúde dados pela Secretaria da Saúde do Estado. Vamos avaliar até o dia 7 de junho se é (o plano) é possível ou não", alerta o chefe do Executivo estadual.
Camilo frisou que o isolamento social continua e deve ser cumprido para o sucesso da retomada econômica e para que a disseminação da doença não avance novamente sobre todo o Ceará. Fortaleza, epicentro da Covid-19 no Estado, apresenta, desde a última semana, redução de atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e estabilizou as curvas de casos e óbitos.
Para o início da fase 1, por exemplo, a taxa de ocupação de UTIs deve estar em pelo menos 85%. Atualmente, o índice em unidades para adultos está em 89.74%, de acordo com o IntegraSUS.
"Mesmo com a diminuição dos casos e da pressão nas UPAs e hospitais, temos que continuar em situação de alerta. Não podemos voltar à situação de normalidade", alerta.
O governador ponderou a necessidade do seguimento de protocolos sanitários para as atividades liberadas, além do cumprimento do decreto de isolamento renovado, sob risco do Ceará "retroceder" e apresentar novo pico de coronavírus. Na live, Camilo pontuou que os esforços de ampliação de leitos de UTI segue e anunciou a chegada de mais 300 respiradores nesta semana. O Ceará passou dos 50 mil casos confirmados e 3 mil óbitos no registro desta segunda-feira, 1º.
As ruas de Fortaleza e de outros municípios no Ceará amanheceram com registros de aglomerações de pessoas e congestionamentos no primeiro dia do período de transição da reabertura da economia no Estado, nesta segunda-feira, 1º. No Centro da Capital, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) montaram seis pontos de bloqueio nas vias do local e estão orientando os motoristas.
opovo.com.br
02.06.2020