Produção de grãos sinaliza recorde final de 253,7 milhões de toneladas - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Produção de grãos sinaliza recorde final de 253,7 milhões de toneladas

Produção de grãos sinaliza recorde final de 253,7 milhões de toneladas

Compartilhar isso

 

Com uma produção superior a 120 milhões de toneladas o Brasil se coloca como o maior produtor de soja do mundo. A colheita recorde da oleaginosa impulsiona o melhor desempenho da safra de grãos já registrada no país como mostra o 11º Levantamento produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com uma colheita total de cerca de 253,7 milhões de toneladas de grãos, o estudo publicado nesta terça-feira (11) traz uma radiografia das principais regiões produtoras do país e como cada cultura se comportou até o momento neste ano safra.
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Halum, reforça que o resultado é reflexo de um bom trabalho ao longo do período.
Com a boa produção de soja alcançada, o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sergio de Zen, destaca os altos níveis de exportação do grão.
Outra importante cultura para safra brasileira é o milho, a expectativa é que sejam colhidos cerca de 102 milhões de toneladas do cereal. Mesmo com a produção recorde os preços do produto devem se manter remuneradores ao produtor como explica o diretor da Conab.
Dupla indispensável das mesas dos brasileiros, a produção de arroz e feijão garantem o abastecimento interno. Segundo o superintendente de Gestão da Oferta da Estatal, Alan Silveira, o arroz além de um crescimento de consumo no mercado também deve apresentar exportações recordes.
Já para as culturas de inverno, o destaque é o que trigo que apresenta expectativa de maior colheita já registrada na série histórica, mesmo sem atingir o recorde na área plantada ou na produtividade como explica o superintendente de Informações do Agronegócio da Companhia, Kleverton Santana.
Outras informações sobre as demais culturas cultivadas pelo país podem ser encontradas na integra do Boletim disponível no site da Companhia em www.conab.gov.br 

Clique aqui para ouvir a matéria da Rádio Mapa

Sérgio Pastor
Radialista
12.08.2020