Aulas remotas podem seguir até fim de 2021, decide Conselho Nacional de Educação - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Aulas remotas podem seguir até fim de 2021, decide Conselho Nacional de Educação

Aulas remotas podem seguir até fim de 2021, decide Conselho Nacional de Educação

Compartilhar isso

 

Medida não obriga as instituições de ensino a adotar aulas remotas no período, mas permite a flexibilização da carga horária presencial caso necessário (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Documento foi aprovado por unanimidade e segue para aval do MEC; determinação não é obrigatória e permite retomada de aulas presenciais no período.

O Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão do Ministério da Educação (MEC), decidiu na tarde desta terça-feira, 6, que instituições de ensino poderão seguir com aulas remotas até o fim de 2021. A determinação, que não é obrigatória, se aplica ao ensino básico (fundamental e médio) e ao superior (graduações e pós-graduações).

O parecer com a proposta foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros, e agora segue para receber a aprovação do MEC. A medida regulamenta a lei nº 14.040/2020, ampliando a flexibilização na carga horária à distância, que seria permitida até o fim deste ano, para 31 de dezembro de 2021.

No entanto, por não ser obrigatório, o parecer não impede as instituições de retomarem as aulas presenciais caso sejam permitidas pelas autoridades de saúde locais. No Ceará, a rede particular reiniciou parcialmente as atividades no começo deste mês, enquanto escolas públicas devem voltar às aulas somente no ano que vem.

No parecer, o CNE também retomou a recomendação não obrigatória, feita em abril, de que as escolas não reprovem estudantes em 2020. A orientação é de que sejam adotados anos letivos "contínuos", permitindo que a carga horária não cumprida este ano seja compensada em 2021.
opovo.com.br
07.10.2020