Ceará participa de pesquisa internacional sobre impactos da pandemia na saúde mental de trabalhadores da saúde - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Ceará participa de pesquisa internacional sobre impactos da pandemia na saúde mental de trabalhadores da saúde

Ceará participa de pesquisa internacional sobre impactos da pandemia na saúde mental de trabalhadores da saúde

Compartilhar isso

 

Profissionais e trabalhadores da saúde envolvidos ou não no enfrentamento à Covid-19 no Ceará podem participar de um estudo internacional para avaliar os impactos da pandemia na saúde mental. A pesquisa, realizada com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), ocorre em mais de 30 países, nos 5 continentes. No Ceará, o estudo é coordenado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Intitulada The covid-19 HEROES Study – Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores nos serviços de saúde, a pesquisa será feita a partir de um questionário eletrônico. O estudo vai subsidiar ações e políticas de saúde para auxiliar gestores na tomada de decisão e contribuir para a oferta de serviços à saúde mental dos trabalhadores e profissionais da saúde.

“Entre as contribuições da pesquisa, está a caracterização do perfil sóciodemográfico destes profissionais em seus mais diferentes níveis, quer seja atenção primária, secundária ou terciária, além de identificar os fatores estressores e protetores da saúde mental destes trabalhadores durante a pandemia”, destaca o supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE, Jadson Franco.

A iniciativa se propõe ainda a oferecer aos participantes, em caso de necessidade, um feedback geral a respeito da saúde mental e direcioná-los a um atendimento específico.

Questionário eletrônico

Para participar, o profissional ou trabalhador da saúde deve clicar aqui e selecionar a opção “português” no menu de idiomas. Após esta etapa, é só prosseguir e aceitar participar do estudo para ter acesso ao questionário.

Jackson de Moura - Ascom ESP

20.10.2020