O historiador e filósofo Oliveira Silveira, um dos principais responsáveis pela transformação da data, certa vez escreveu que “a homenagem a Palmares em 20 de novembro de 1971 foi o primeiro ato evocativo dessa data que, sete anos mais tarde, passaria a ser referida como dia nacional da consciência negra”.
Desde então o mês de novembro vem se tornado referência para atividades que afirmam a negritude, mas somente em 2011 é que a então presidente Dilma Rousseff (PT) oficializou por meio da lei 12.519, o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Altaneira é referência no Estado no Ceará
A data é feriado em mais de mil municípios brasileiros. No entanto, no Ceará, que foi a primeira província a decretar o fim da escravidão muito antes do Brasil – não é feriado em nenhum município. Mas em Altaneira, na microrregião do Cariri Oeste, há a Lei de número 674 do dia 01 de fevereiro de 2017, que torna a data ponto facultativo sendo celebrada “com atividades diversas relacionadas ao fortalecimento da consciência negra, promovidas principalmente, pelos setores de educação e cultura”.
Por esta lei, o município de Altaneira passou a ser referência no Ceará. É o único que regulamentou a data no Estado.
Abaixo você confere o vídeo onde Nicolau Neto sobre esse ponto e de como é importante datas como essas para reforçar a necessidade de se construir a equidade racial.
Fonte: Colaboração do Nicolau Neto