Eleições municipais ampliam poder de famílias de políticos do Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Eleições municipais ampliam poder de famílias de políticos do Ceará

Eleições municipais ampliam poder de famílias de políticos do Ceará

Compartilhar isso

 

Resultados do primeiro turno nas cidades abre espaço para suplentes na Assembleia (Fabiane de Paula/SVM)
Quatro deputados vão deixar o Poder Legislativo estadual e federal para assumirem o comando de gestões municipais no Ceará. Já outros expandem influências com membros da família à frente de prefeituras do interior.

O resultado do primeiro turno das eleições municipais realizadas no último domingo revela a influência política de parlamentares e de seus parentes no jogo eleitoral e na gestão das cidades localizadas em várias regiões do Ceará. Neste ano, 14 parentes de deputados estaduais e federais venceram disputas nos municípios – um número que dimensiona o poder dessas famílias.

Houve ainda a migração de nomes do Legislativo para o Executivo nos municípios. No Ceará, sete integrantes da Câmara dos Deputados e 13 da Assembleia Legislativa disputaram – e alguns ainda estão no páreo no segundo turno – cargos no Executivo de municípios (Fortaleza e Caucaia). Desse total, quatro já foram eleitos e deixarão os atuais mandatos para suplentes.

Ontem, em uma das últimas visitas à Assembleia no atual mandato, o deputado Nezinho Farias (PDT) usou a tribuna para agradecer. “Foi um privilégio estar aqui, pude aprender muito”, disse. O pedetista deixa o cargo no fim do ano para assumir, em janeiro, a Prefeitura de Horizonte. O político já chefiou o Executivo da cidade em três mandatos.

Dois colegas de parlamento de Nezinho também saíram vencedores. Bruno Gonçalves (PL) foi escolhido como prefeito de Aquiraz.

Já Patrícia Aguiar (PSD) restabeleceu o domínio, em Tauá, do grupo político e familiar que integra, composto também pelo ex-vice-governador Domingos Filho (PSD), seu esposo, e pelo deputado federal Domingos Neto (PSD), seu filho. Patrícia já exerceu o cargo de prefeita três vezes na cidade. Em 2016, havia perdido a disputa.

Fonte: Diário do Nordeste

miseria.com.br

21.11.2020