Seinfra discute diferenciais competitivos do Ceará no Proenergia 2020 - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Seinfra discute diferenciais competitivos do Ceará no Proenergia 2020

Seinfra discute diferenciais competitivos do Ceará no Proenergia 2020

Compartilhar isso

 

Com mais da metade da matriz energética de base renovável, o Ceará se destaca na geração eólica e solar, exportando energia para todo o país. As ações realizadas para deixar o estado nesse patamar foram apresentadas pelo secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura, Adão Linhares, durante palestra no Proenergia 2020. O evento, realizado de forma online pelo Sindienergia Ceará, em parceria com a Fiec e o Sebrae, debate oportunidades e desafios do setor de energia, com espaço específico para rodadas de negócios e exposições.

Ao lado do coordenador do Núcleo de Energia da Fiec, Joaquim Rolim, o secretário destacou a articulação junto ao Governo Federal para reforçar a infraestrutura de transmissão de energia no Ceará. “Nós tivemos entregas importantes no ano passado e já este ano, e estamos agora com mais duas linhas em construção. Uma na região de Acaraú, e outra que liga Fortaleza ao Rio Grande do Norte. Também estamos acompanhando o próximo leilão, que irá trazer mais reforços para o estado. Isso significa condições de atrair mais investidores, tanto para construção de parques eólicos e solares, como também para fortalecer nossa cadeia produtiva”, afirmou.

Hoje o Ceará já conta com o maior fabricante de turbinas eólicas do mundo e o maior fabricante de pás eólicas do Brasil, e tem atraído outras grandes fábricas, inclusive de equipamentos para geração eólica offshore (no mar). Todo o potencial do estado está descrito no Novo Atlas Eólico e Solar do Ceará, lançado em 2019. Único atlas híbrido do Brasil, o documento conta com informações técnicas direcionadas a profissionais do setor, identificando áreas com potencial para investir, e está disponível nas versões em inglês e em português, de forma impressa e online, além de um aplicativo interativo (www.adece.ce.gov.br).

Além de estimular os grandes geradores, o Ceará também incentiva a atração de investimentos em geração distribuída, que é aquela produzida pelo próprio consumidor a partir de fontes renováveis. Tanto que hoje o estado está em terceiro lugar no ranking de geração distribuída solar no Brasil, e é o primeiro do Nordeste em potência instalada. Para incentivar o setor, o Estado investe ainda em projetos de geração distribuída em equipamentos públicos. Atualmente, estão sendo instaladas placas solares em duas estações da Linha Sul do metrô: JK e Padre Cícero, e até 2022, serão implantados módulos fotovoltaicos em 32 escolas estaduais.

Ascom Seinfra

21.11.2020