Globo lança série sobre os sotaques regionais - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Globo lança série sobre os sotaques regionais

Globo lança série sobre os sotaques regionais

Compartilhar isso

Foto: GShow/Globo
 Material sobre o estado do Ceará, terra de múltiplas tradições, marcada por adversidades climáticas e desigualdades históricas, está disponível na Plataforma Gente.

A identidade de um povo é marcada pela sua memória, costumes e tradições. É para dar espaço e visibilidade para as múltiplas vozes que existem em um país continental como o Brasil, que a área Sintonia com a Sociedade da Globo, elaborou uma série de infográficos com dados relativos a diferentes estados. Sotaque Cearense: Tradições Múltiplas e Complexas já está disponível na Plataforma Gente e fala sobre o Ceará (ou "Siará" que significa "onde canta a Jandaia"). Para ler acesse aqui .

Oitavo estado mais populoso do país, o Ceará concentra 16% da população nordestina. Seu povo não "arreda o pé" da região. Segundo dados do IBGE, é o segundo estado com menor taxa de abandono do Nordeste: 83% de seus habitantes são naturais da região. E o fortalezense é orgulhoso - 89% dos que nasceram em Fortaleza valorizam suas origens (fonte Pesquisa Globo - Relatório "Hábitos de TV, dezembro de 2019).

Seus desafios são muitos. A adversidade climática e a resiliência do povo para lidar com ela, as desigualdades históricas e a migração forçada causada pela seca e escassez de alimentos. Mas talvez seja a violência a mais marcante. Segundo dados do Ipea, Atlas da Violência de 2019, a taxa de homicídios no estado é de 60%, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte (63%) e Acre (62%). Outro dado que impacta é o feminicídio: de acordo com os dados da Rede de Observatórios da Segurança, o estado possui a quarta maior taxa de homicídios de mulheres do país, número que cresceu 2,7 vezes entre 2007 e 2017.

Mas se de um lado temos esse cenário, por outro temos uma herança histórica marcada por personagens e personalidades fortes, como Dragão do Mar - o líder dos jangadeiros que foi decisivo para a abolição da escravidão no Ceará, quatro anos antes da Lei Áurea -, que dá nome a um dos mais importantes centros culturais do país. A região também é conhecida por atos e momentos históricos marcantes: Fortaleza foi a primeira capital brasileira a eleger, em 1985, uma mulher como prefeita (Maria Luiza Fontenele). É também do Ceará a mulher que empresta o nome à mais importante lei de combate à violência doméstica do país, a Lei Maria da Penha, sancionada em 2006.

A série Sotaques Regionais ilustra, ainda, diferentes sotaques como o carioca, pernambucano, baiano, campineiro, gaúcho e goianiense. O próximo a entrar na Plataforma Gente será o Paulistano.

Sobre a Plataforma Gente

Gente tem como propósito compartilhar conhecimento baseado em pautas contemporâneas da sociedade, no comportamento do consumidor e nos hábitos dos brasileiros. Gente é uma plataforma de estudos e insights aberta a todos. Acesse: gente.com.br .

Informações para imprensa:

InPress Porter Novelli

Rafaela Pereira - rafaela.pereira@inpresspni.com.br (21) 98840-2946

Christiana Rocha Miranda - christiana.miranda@inpresspni.com.br

Tatiana Wolff - tatiana.wolff@inpresspni.com.br
18.01.2021