ANDRÉ FIGUEIREDO - BOLSONARO PLANEJA RETIRAR INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE POR MEIO DE PEC DO AUXÍLIO EMERGENCIAL - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

ANDRÉ FIGUEIREDO - BOLSONARO PLANEJA RETIRAR INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE POR MEIO DE PEC DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

ANDRÉ FIGUEIREDO - BOLSONARO PLANEJA RETIRAR INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE POR MEIO DE PEC DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

Compartilhar isso

 

Para socorrer milhões de brasileiros, foi aprovado em 2020 o auxílio emergencial. Essa foi uma luta do Parlamento para amparar os brasileiros em meio à pandemia. Conseguimos essa vitória sem retirar recursos de outras áreas prioritárias. No entanto, agora o governo planeja por meio de uma PEC retirar investimentos mínimos da saúde e educação para voltar a pagar o benefício. Sabemos que há outras formas de ter recursos para socorrer a população, como utilizar o estoque que está parado de fundos constitucionais, previsto em PLP 137, apresentado por mim e pelo deputado Mauro Filho. Por isso, somos contra essa proposta que busca cortar recursos de setores tão essenciais para o país.

DESTAQUES

Apesar de termos aprovado ontem a importante Medida Provisória que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à vacinação contra a Covid-19, infelizmente não conseguimos aprovar destaque que apresentamos para incluir além dos profissionais de assistência social e outras categorias de serviços essenciais como coveiros, pessoas com deficiência entre o grupo de comorbidades prioritário para a vacinação. O nosso apelo em plenário foi no sentido de sensibilizar os parlamentares que esse grupo precisa de uma atenção e cuidados redobrados.
Hoje no Brasil existem 12,7 milhões de pessoas com deficiência. No entanto, muitos ainda continuam fora do rol de prioridades.
Estudos mostram que as pessoas com deficiência possuem 3 vezes mais risco de contrair o coronavírus porque muitos precisam da ajuda de terceiros para se locomover, e acabam por exemplo como deficientes visuais apalpando objetos e locais para se locomover. O risco de contaminação é alto.
Ainda batalhamos para garantir proteção ao trabalho de profissionais da Assistência Social e de serviço essencial como coveiro no rol de profissões prioritárias para a vacinação, assim como já ocorre com profissionais da saúde e segurança pública.
Sabemos dos riscos a que esses profissionais estão expostos atendendo por exemplo um grande volume de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por isso, tentamos fazer justiça a essas categorias que também vêm atuando bravamente na linha de frente do combate à Covid. Não desistiremos desta pauta em votações futuras que adentrarem o tema.
Entretanto, a Câmara deu um importante passo para dar mais celeridade à vacinação em nosso país. Mais uma vitória da Câmara Federal nessa batalha contra o Coronavirus.
VACIINA PARA TODOS
*[AO VIVO] JORNADA NACIONAL #VacinaParaTodosJÁ*
Nesta quarta (24), centenas de entidades, organizações, movimentos sociais, partidos políticos e personalidades realizam a Jornada Nacional “Vacina Para Todos Já”, conjunto de atividades físicas e virtuais que tem o objetivo de pressionar o Poder Legislativo em todas as esferas para promover a vacinação ampla e irrestrita contra o coronavírus, incluindo os profissionais da Educação no rol de prioridades. A mobilização - que conta com atos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas dos estados - também reivindica a execução do Piso Emergencial da Saúde, no valor de R$ 168,7 bilhões, além de defender a aprovação do Orçamento da União sem cortes na Saúde e na Educação.
Confira a programação em Brasília:
9h – Abertura da jornada com performance no gramado em frente do Congresso (transmissão ao vivo na página da Liderança da Minoria na Câmara e diversas outras)
9h30 – Transmissão dos depoimentos da comitiva, com leitura das cartas da Educação e da Saúde
10h – Recepção da comitiva pelo líder da Minoria, José Guimarães (PT-CE), e início das agendas institucionais internas
Programação online:
10h – TUITAÇO #VacinaParaTodosJÁ
11h – Live #VacinaParaTodosJá (promovida pela Fundação Perseu Abramo e retransmitida em dezenas de outros canais)
13h – Lives estaduais com lideranças locais apresentando um panorama da realidade da pandemia em cada região do Brasil
20h – Live de encerramento com a cobertura do dia, encaminhamentos e desdobramentos da Jornada.
Assessoria de Imprensa
24.02.2021