Ceará recebe sétimo lote de vacinas com 115.600 mil doses da CoronaVac - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Ceará recebe sétimo lote de vacinas com 115.600 mil doses da CoronaVac

Ceará recebe sétimo lote de vacinas com 115.600 mil doses da CoronaVac

Compartilhar isso

 

Os imunizantes recebidos serão distribuídos aos municípios cearenses para dar continuidade à campanha de vacinação em todo o Estado.

O Ceará recebeu, no fim da manhã desta quarta-feira (3), o sétimo lote de vacinas contra a Covid-19, com 115.600 mil doses da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Por meio das redes sociais, o governador Camilo Santana afirmou que continuará trabalhando para acelerar o processo de imunização em todo o Estado. “Além das vacinas do Plano Nacional de Imunização, temos mantido contato com laboratórios nacionais e internacionais para viabilizar a compra direta de imunizantes. Nossa meta é imunizar todos os cearenses o mais rápido possível”, publicou Camilo.

Com o sétimo lote, o total agora é de 695.200 mil doses recebidas até o momento por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde. Todas fazem parte da primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, que segue priorizando a aplicação das doses em trabalhadores da saúde e idosos com mais de 75 anos, conforme orienta o PNI. São 153.000 da Oxford/AstraZeneca e 542.200 da Coronavac.

Utilização

Ainda sobre o novo lote, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que o Estado vai utilizar 50% na primeira dose, e os outros 50% serão guardados para a segunda dose. O repasse aos municípios seguirá a logística que tem sido desenvolvida pela Sesa, que recebe e armazena os imunizantes a fim de distribuí-los, por via terrestre e aérea, para as 22 áreas descentralizadas de saúde e de lá as secretarias municipais de Saúde retiram a quantidade reservada para cada município.

Articulação junto a laboratórios

Diante do aumento expressivo de internações e mortes por Covid-19 no Brasil, autoridades de saúde apontam que vacinar a população é fundamental para atravessar a crise causada pela pandemia. Por isso, o Governo do Ceará tem intensificado a busca por outros meios para garantir imunizantes para os cearenses.

Na terça-feira (2), o governador Camilo Santana esteve em Brasília com o objetivo de articular aquisição de vacinas para complementar plano de imunização no Ceará. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual se reuniu com o presidente da União Química, Fernando de Castro Marques, representante da Sputnik (vacina russa) no Brasil, ao lado de outros governadores do País. O governador do Ceará também se encontrou com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e destacou que, nesse momento, o Brasil precisa de união.

Vacinômetro

No Ceará, 400.281 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas até terça-feira (2). Um total de 303.226 mil pessoas receberam a primeira dose e 97.015 mil cearenses já estão imunizados com a segunda dose.

Larissa Falcão - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

04.03.2021