O Flamengo assumiu a liderança do ranking nacional de clubes da CBF. A lista era liderada pelo Palmeiras em 2019, mas a equipe paulista perdeu a posição após a conquista do Campeonato Brasileiro 2020 pelo Rubro-Negro. A tabela foi divulgada pela CBF nesta segunda-feira mesmo sem a definição da Copa do Brasil. Entretanto, a Diretoria de Competições da CBF vai atualizar novamente o ranking com as respectivas pontuações de Palmeiras e Grêmio, após a decisão da Copa do Brasil, no domingo.
O ranking é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições recentes. São consideradas competições realizadas nos últimos cinco anos e, para cada ano considerado, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação. O ano vigente multiplica pontos por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um.
O Flamengo somou 16.768 pontos, contra 16.110 do Palmeiras, campeão da Libertadores e agora segundo colocado. O Grêmio é o terceiro com 15.180, seguido pelo Internacional, vice-campeão brasileiro, com 13.310, que saiu da nona posição e agora está em quarto. Na quinta posição, o Athlético-PR soma 12.968. Quem sofreu grande queda foi o Cruzeiro, que despencou de quarto para décimo, com 11.768 pontos.
Confira o top 10:
A Federação Cearense de Futebol subiu duas posições no Ranking Nacional das Federações da CBF e ocupa o 8º lugar geral, sendo a primeira do Norte-Nordeste. A FCF ultrapassou Bahia e Pernambuco. Com a conquista, garante mais uma vaga no Brasileiro Série D e na Copa do Nordeste de 2022. Ceará e Fortaleza ocupam o 14º e 18º lugar, respectivamente. A permanência das equipes na Série A do Brasileirão demonstram a boa fase das equipes, que vem dando alegria aos seus torcedores dentro e fora de campo, pois eles vêm lucrando com as apostas esportivas.
Posição dos times cearenses no ranking de clubes da CBF:
03.03.2021