Bombeamento do Eixo Norte do Projeto São Francisco será suspenso em 10 de maio para manutenções programadas - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Bombeamento do Eixo Norte do Projeto São Francisco será suspenso em 10 de maio para manutenções programadas

Bombeamento do Eixo Norte do Projeto São Francisco será suspenso em 10 de maio para manutenções programadas

Compartilhar isso

 

Foto: Cidades na Net/ Reprodução
Serão realizadas a troca de válvulas das motobombas das Estações de Bombeamento 2 e 3, manutenção na Estação de Bombeamento 1 e manutenção pontual no revestimento de canais.

Brasília (DF), 19/4/2021 - O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que o bombeamento no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco será suspenso por cerca de 45 dias, a partir de 10 de maio, para a execução de serviços de manutenção no Trecho 1, entre a captação e a Barragem Jati, no Ceará. A interrupção é programada e já estava prevista pela Pasta.

Serão realizadas manutenção na Estação de Bombeamento 1 e a troca de válvulas das motobombas das Estações de Bombeamento 2 e 3, responsáveis por levar a água do Velho Chico para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O MDR também aproveitará a suspensão do bombeamento para realizar a manutenção de revestimento nos canais que integram todo o sistema de operação do Trecho 1 do Projeto.

A sistemática de execução dos serviços foi discutida entre o MDR e os estados beneficiados. A data inicialmente prevista para execução dos serviços era 15 de março. A mudança para 10 de maio teve o objetivo de melhor aproveitar a quadra chuvosa, aumentando a eficiência da chegada das águas ao estado do Ceará.

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, três estações de bombeamento, 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, restando apenas oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Avidos, também na Paraíba, e serviços complementares que não comprometem a pré-operação. O total de execução física do trecho é 97,84%.

Quando todas as obras estiverem concluídas e em funcionamento, a expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades paraibanas, pernambucanas, cearenses e potiguares.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2034 5498/ 5399
imprensa@mdr.gov.br

20.04.2021