Projeto cearense transforma resíduos de rochas em pisos de alto padrão - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Projeto cearense transforma resíduos de rochas em pisos de alto padrão

Projeto cearense transforma resíduos de rochas em pisos de alto padrão

Compartilhar isso

 

Pesquisa apoiada pela Secitece foi selecionada em edital de inovação do Sebrae.

Um projeto inovador no ramo da construção civil tem reaproveitado resíduos de rochas ornamentais para o desenvolvimento de pisos de alto padrão. O estudo inédito é cearense, realizado em Sobral, e foi selecionado no edital “Catalisa ICT”, do Sebrae, que elege pesquisas com grande potencial de inovação por todo o País. O projeto receberá capacitação para elaborar um plano de inovação, primeiro passo para entrar no mercado.

A pesquisa “Produção de porcelanato a partir do reaproveitamento de resíduos de rochas ornamentais” é coordenada pelo professor Francisco Pinto Filho, do curso de Engenharia Civil da Faculdade Luciano Feijão, e conta com a parceria do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Estado (Simagran) também apoia a iniciativa, que deverá impulsionar o setor da construção civil, especificamente o segmento de pisos e porcelanatos.

O professor Francisco Pinto explica melhor como acontece o reaproveitamento dos resíduos: “O processo para a fabricação de mármores, granitos e outros produtos similares ocorre em três fases: extração, beneficiamento e acabamento. A nossa atuação está justamente na primeira fase, que é a extração, de onde reaproveitamos os pós das pedras que são comumente descartados nesta etapa”.

Segundo o professor, a seleção no edital Catalisa ICT, do Sebrae, será fundamental para que a ideia do projeto seja transformada em um serviço inovador para o mercado, utilizando o princípio do desenvolvimento sustentável. O estudo é realizado dentro do Programa de Iniciação Científica (Proic) da Faculdade Luciano Feijão e conta com o apoio do professor do curso de Engenharia Civil Almircelio Sampaio Marques, envolvendo ainda os estudantes Enzo Araújo Vasconcelos e Erick Rodrigues Machado.

O secretário executivo da Secitece, Francisco Carvalho, tem acompanhado de perto a execução do estudo. Carvalho é engenheiro civil, professor da UVA e possui larga experiência no segmento de materiais e componentes de construção. Para ele, a pesquisa tem grandes chances de atender ao setor produtivo, que hoje, mais do que nunca, busca soluções inovadoras e sustentáveis.

“Nosso papel, enquanto Secretaria de Estado, é tornar essa aproximação entre academia e mercado algo possível, orientando os pesquisadores sobre as demandas do mercado e criando essa ambiência para permitir que o Ceará siga despontando quando o assunto é inovação”, finaliza Carvalho.

Ascom Secitece - Texto

20.04.2021