Brasilia em 19 de maio de 2021, Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do ex-ministro da Saúde. O objetivo é obter respostas sobre a conduta do ex-ministro nos dez meses em que esteve à frente do ministério, em pontos como postura governamental, isolamento social, vacinação, colapso em Manaus e omissão de dados. Ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, nega que Ministério da Saúde tenha perdido testes para coronavírus por falta de validade. "Os testes foram distribuídos e usados. A validade emergencial da Anvisa foi revista. Teste com validade perdida é zero". Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)É o mesmo problema que Cid Gomes (PDT) teve no plenário do Senado Federal, em 2019.
O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, passou mal na tarde desta quarta-feira, 19, após depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. O depoimento teve de ser suspenso e será retomado nesta quinta-feira, 20, às 9 horas. Vinte e três senadores estavam inscritos para fazerem perguntas, segundo o G1.
Segundo o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, o ex-ministro teve uma síndrome de vasovagal.
É o mesmo problema que Cid Gomes (PDT) teve no plenário do Senado Federal enquanto relatava proposta de alteração na distribuição dos royalties do pré-sal entre estados e municípios, em 3 de setembro de 2018. Naquela ocasião, foi também atendido por Otto, que lhe suspendeu as pernas.
Conforme já explicado por O POVO, o vasovagal, ou síncope vasovagal, ocorre quando o paciente apresenta grande quantidade de sangue concentrada nos membros inferiores. Isso dificulta a circulação sanguínea pelo resto dos corpo, incluindo coração e cérebro.
opovo.com.br
20.05.2021


