A verba é oriunda do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e se refere aos eixos Enfrentamento à Criminalidade Violenta e Valorização dos Profissionais de Segurança Pública. “Esses recursos são de fundamental importância para modernizar as corporações e capacitar os agentes”, destaca em nota o titular da pasta, ministro Anderson Torres.
No fim de maio, o Executivo estadual anunciou um concurso público com 500 vagas para a Polícia Civil — sendo 400 de inspetor e 100 de escrivão. Também serão construídas 11 novas delegacias no Estado e outras serão reformadas, assim como os quartéis e batalhões da PM e Corpo de Bombeiros. O POVO contatou a assessoria do Governo do Estado para consultar a destinação dos novos valores, mas não foi respondido até a publicação desta matéria.
Para determinar quais federações receberão o dinheiro, o Ministério exige que alguns critérios sejam cumpridos. Por exemplo, ter dados integrados à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Sinesp), assim como ter plano de carreira de servidores e possuir Fundo e Conselho estadual instituídos e em funcionamento. Os desbloqueios acontecem após análise e aprovação de Planos de Aplicação entregues pelos estados.
Fonte: O Povo
miseria.com.br
09.06.2021


