Camilo autoriza liberação de recursos para aquisição direta da CoronaVac - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Camilo autoriza liberação de recursos para aquisição direta da CoronaVac

Camilo autoriza liberação de recursos para aquisição direta da CoronaVac

Compartilhar isso

Três milhões de doses da vacina serão disponibilizadas ao Ceará até o fim de agosto(foto: Governo do Ceará)
 O contrato, assinado nesta segunda-feira, 9, prevê a entrega de três milhões de doses do imunizante para o Ceará no dia 25 de agosto. A expectativa do governo é que as doses extras ajudem a acelerar a vacinação.

Autor - Leonardo Maia

O governador Camilo Santana (PT) autorizou a liberação de recursos para a aquisição direta de três milhões de doses da vacina CoronaVac. Por meio de comunicado nas redes sociais, no fim da tarde desta terça-feira, 10, o chefe do Executivo estadual afirmou também que segue em negociação com a Pfizer para a compra de mais imunizantes.

A liberação foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado (DOE). No total, serão empregados R$ 178,5 milhões, com o preço unitário de cada vacina de U$ 10,30. As doses extras permitirão imunizar 1,5 milhão de cearenses — quantidade correspondente a 16,33% da população total do Estado e 20,8% da população acima de 18 anos, conforme publicado no DOE.

Após a suspensão do contrato com doses da Sputnik V, a administração cearense avançou nas negociações com o Instituto Butantan e o laboratório Sinovac. Na manhã dessa segunda-feira, 9, o contrato para compra foi assinado. A esperança dos gestores é que as doses extras, fora do Plano Nacional de Imunizações (PNI), auxiliem na velocidade do processo de vacinação.

A expectativa para a chegada das três milhões de doses é já para o dia 25 deste mês, conforme informou o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Dr. Cabeto. Durante as negociações, um representante do Governo do Ceará — o secretário de assuntos internacionais, César Ribeiro, esteve na China por 60 dias, em contato direto com o laboratório da Sinovac.

O Estado ainda aguarda o resultado de uma ação judicial movida contra o Governo Federal, para envio imediato de quase 1,5 milhão de doses contra a Covid-19 para o Ceará. Para o Ministério Público, a distorção na distribuição dos imunizantes para o Ceará ocorre desde o início da campanha de imunização no País.

opovo.com.br

11.08.2021