Apesar do avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, ao menos 10 municípios caririneses apresentam níveis de alerta alto ou altíssimo para a transmissão do novo coronavírus. É o que mostra o painel de indicadores da plataforma IntegraSus, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), com base nas taxas de transmissão, internação e no número de mortes provocadas pela doença.
Dos 29 municípios que compõem a região do Cariri, cinco estão em risco baixo, 13 moderado (incluindo Juazeiro do Norte), sete em alto e três altíssimo, com destaque para o Crato. Os números são relativos às semanas epidemiológicas 32 e 33, entre 8 e 21 de agosto. O painel ainda aponta que, levando em conta a situação de todos os municípios do Estado, há tendência de queda nas internações e no percentual de leitos de UTI ocupados por pacientes com Covid-19. Por outro lado, a taxa de positividade, que atualmente está em 9,8%, pode ter um leve aumento nos próximos dias.
Nível de classificação
- Moderado: taxa de ocupação dos leitos entre 70% e 80%; taxa de letalidade entre 1% e 1,9%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 25% e 49,9%.
- Alto: taxa de ocupação dos leitos entre 80,1% e 95%; taxa de letalidade entre 2% e 2,9%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 50% e 75%.
- Altíssimo: taxa de ocupação dos leitos maior que 95%; taxa de letalidade maior ou igual a 3%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 maior que 75%.
Grau de transmissão
Nível altíssimo
- Crato
- Jardim
- Mauriti
Nível alto
- Altaneira
- Antonina do Norte
- Milagres
- Nova Olinda
- Penaforte
- Potengi
- Santana do Cariri
Nível moderado
- Aiuaba
- Araripe
- Assaré
- Aurora
- Barbalha
- Barro
- Campos Sales
- Granjeiro
- Juazeiro do Norte
- Lavras da Mangabeira
- Missão Velha
- Porteiras
- Várzea Alegre
Nível baixo
- Abaiara
- Brejo Santo
- Farias Brito
- Jati
- Salite