O Conselho Estadual de Educação (CEE), em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), realizará, a partir de setembro, ampla avaliação das condições de oferta dos cursos das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs).
A avaliação tem como principais objetivos a regularização das escolas para fins de renovação dos atos de credenciamento e de renovação de reconhecimento dos cursos ofertados, e o acompanhamento do trabalho educativo efetivado pelas EEEPs ao longo da última década.
Ao todo, serão avaliadas 123 EEEPs e 52 diferentes cursos técnicos. O levantamento será realizado por especialistas das várias áreas do conhecimento devidamente cadastrados no Banco de Avaliadores do CEE e, também, por técnicos das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).
A presidente do CEE, professora Ada Pimentel, destaca a parceria celebrada com a Seduc para a realização da avaliação. Segundo a gestora, a ação avaliativa é de extrema relevância e prioritária, visto que dela dependerá a renovação do parecer de credenciamento das EEEPs e do parecer de reconhecimento de curso junto ao Conselho, cuja validade, na maioria das escolas, é 31/12/2021. “Contudo, o mais importante é a avaliação do cenário nas EEEPs, que revolucionaram a educação no Ceará”, diz.
Os cursos técnicos profissionais em desenvolvimento nas EEEPs constituem-se política pública de educação integral, aliada ao ensino médio, proporcionando ao estudante a oportunidade de cursar, conjuntamente, o ensino médio e o técnico profissional.
São 52 cursos distribuídos de acordo com a vocação de cada região do Estado. Um diferencial no Ceará é que, no último semestre, o aluno realiza estágio remunerado em uma empresa ou instituição, um estímulo para o aluno poder ter a experiência de trabalhar na área que escolheu.
Para integrar a avaliação, técnicos das Crede e Sefor participarão de momento formativo, por videoconferência, nesta segunda-feira (30) e terça-feira (31).
Ascom CEE - Texto
31.08.2021