A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (26/08) as Perspectivas para a Agropecuária Safra 2021/22 – Edição Grãos, com as principais variáveis de mercado e as tendências para as culturas de soja, arroz, feijão, algodão e milho. Os dados apontam para uma produção total de 289,6 milhões de toneladas de grãos para a safra 2021/22. A publicação aponta, de forma geral, para a manutenção de preços em patamares remuneradores para as principais culturas, além de um novo recorde de 141,3 milhões de t na produção de soja, mantendo o Brasil como o maior produtor e exportador da oleaginosa no mundo e também recorde próximo de 115,9 milhões de t na produção de milho.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ressaltou a importância da disponibilização de informações para que produtores tomem decisões mais orientadas para planejar sua produção.
Para o arroz, a expectativa é de um pequeno aumento de produção, com projeção aproximada de 11,8 milhões de t. Já para o feijão, a perspectiva é de manutenção de área e aumento da produção, devido à recuperação da produtividade, que foi afetada no último ciclo. Com isso, há a projeção de recuperação da produção e dos estoques finais.
O presidente da Conab, Guilherme Ribeiro destacou que o Levantamento tem o objetivo de contribuir para a previsibilidade do setor, reduzir as divergências de informações e para o aumento da transparência das operações e, por meio das análises, tomar decisões mais estratégicas e com maior segurança.
Nas Perspectivas para a Agropecuária, que chega ao seu oitavo ano, o leitor pode conferir estimativas detalhadas como área, produtividade, produção, consumo, exportações e rentabilidade na Safra 2021/2022, além de um quadro de oferta e demanda, com as variáveis referentes às safras anteriores.