Os agricultores brasileiros serão responsáveis por uma colheita de 254 milhões de toneladas de grãos. O resultado só não é melhor devido às condições climáticas adversas registradas nas diversas regiões produtoras do país. O volume esperado para o ciclo 2020/2021 é menor em cerca de 3 milhões de toneladas do que o registrado na safra anterior, como aponta o 11º Levantamento divulgado nesta terça-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Mesmo com o aumento de área plantada de 4%, as produtividades principalmente das lavouras de 2ª safra tiveram forte impacto pelo clima registrado durante o desenvolvimento das culturas, como destaca o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Bastos, ressalta que o clima é o grande desafio para a produção de alimentos no mundo.
No âmbito do mercado externo em geral, o algodão em pluma segue com cenário positivo no mercado internacional. Por outro lado, a companhia reduziu as previsões do volume exportado de milho e de soja.
Outras informações sobre a produção de grãos na atual safra podem ser acessadas no site da companhia em www.conab.gov.br


