Governo do Ceará entrega 24 caminhões para transportar produtos do Programa de Aquisição de Alimentos - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Governo do Ceará entrega 24 caminhões para transportar produtos do Programa de Aquisição de Alimentos

Governo do Ceará entrega 24 caminhões para transportar produtos do Programa de Aquisição de Alimentos

Compartilhar isso

 

O investimento na compra dos caminhões foi de aproximadamente R$ 4,3 milhões

Para fortalecer a agricultura familiar, o Governo do Ceará entregou, nesta segunda-feira (25), um caminhão a cada um dos 24 municípios selecionados por meio de um edital da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério da Cidadania. Os veículos servirão para auxiliar o recebimento e distribuição da produção de gêneros alimentícios comercializados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A solenidade contou com a presença do governador em exercício Evandro Leitão, do titular da SDA, De Assis Diniz, e de representantes das cidades beneficiadas. No total, foram investidos cerca de R$ 4,3 milhões na compra do veículos.

Além de fortalecer o trabalho de agricultores familiares, os veículos servirão também para estruturar as centrais de recebimento e distribuição do PAA. Os automóveis vão contribuir para que a produção seja escoada seguindo as normas sanitárias, ocasionando menor risco de perecibilidade e, consequentemente, diminuindo perdas.

O Governador em exercício reforçou a relevância do fortalecimento dessa política na garantia de levar alimento à mesa das famílias cearenses mais carentes. “Essa entrega nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo. Esses veículos irão favorecer a população para que possa receber os seus alimentos em uma velocidade maior, trazendo segurança alimentar e nutricional. Daí a gente vê a magnitude e importância desse programa. Na primeira fase foram quase 50 veículo distribuídos e agora mais 24”, comentou.

Estima-se que 4.798 agricultores familiares utilizarão os caminhões para escoar a produção, beneficiando quase 139 mil pessoas. De Assis Diniz falou sobre a transformação social no campo através do PAA. “Hoje, o Governo do Estado olha a agricultura e o desenvolvimento agrário na perspectiva de que eles se transformem cada vez mais em ferramentas para agregar valor ao homem do campo. Nós sabemos que essa política leva a quem mais precisa a qualidade de vida e estruturação de ciclos produtivos para que a gente possa compreender a estrutura lá na ponta, que leva sustentabilidade e garante renda”, enfatizou o secretário.

Parceria com os municípios

Um dos municípios agraciados com um caminhão foi Quixelô, localizado na Região Centro Sul. O prefeito Adil Júnior foi pessoalmente receber o veículo e ressaltou a importância dessas políticas públicas no fortalecimento da agricultura familiar. “Os investimentos com a aquisição de alimentos (via PAA) em nosso município têm aumentado ano após ano. Agora, a gente recebe esse caminhão que vai ajudar no trabalho com a agricultura familiar em nosso município. Estamos com um programa de valorização e estruturação da agricultura e essa parceria bem estabelecida entre o Governo do Ceará e a Prefeitura tem ajudado muito os nossos produtores”, destacou o prefeito.

À frente da Associação dos Prefeitos do Ceará, Júnior Castro – prefeito de Chorozinho – enalteceu a forma parceira com que o Governo do Ceará trabalha junto aos municípios. “Essa é mais uma política pública voltada para os municípios. É uma área muito importante, que é a agricultura familiar. Que venham muito mais políticas como essas”, disse.

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional Texto
Thiara Montefusco Fotos

26.10.2021