Governo do Ceará lança edital de credenciamento para venda de artesanato em espaços da CeArt - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Governo do Ceará lança edital de credenciamento para venda de artesanato em espaços da CeArt

Governo do Ceará lança edital de credenciamento para venda de artesanato em espaços da CeArt

Compartilhar isso

 

Artesãos e entidades artesanais com interesse em comercializar seus produtos nas lojas da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) terão mais uma oportunidade. Com o objetivo de ampliar os canais de comercialização do artesanato cearense, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da CeArt, lança novo edital de credenciamento para artesãos e entidades artesanais do estado.

O edital nº 02/2021 está disponível no site da SPS e em um link no instagram da CeArt (@ceartceara). Podem participar artesãos e entidades com cadastro em dia no Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato do Estado do Ceará. Os interessados devem preencher formulário e enviar junto com a cópia da documentação exigida para editalceart@sps.ce.gov.br, no período de 1º a 20 de novembro de 2021. O resultado final será divulgado em 30 de novembro de 2021 no site da SPS.

Uma comissão técnica constituída por sete membros, nomeada pela SPS, vai analisar e avaliar a documentação entregue. A titular da SPS, Socorro França, observa que o edital tem como objetivo garantir espaços de comercialização aos artesãos e artesãs cearenses e ressaltar a diversidade do artesanato cearense. “Os editais de credenciamento são uma forma transparente de beneficiar os artesãos e garantir diversidade e qualidade dos produtos comercializados nas lojas da CeArt”, pontua.

O artesão deve dominar a transformação de matérias-primas naturais ou manufaturadas por meio de processos e técnicas de produção, em pequena escala, com predominância manual, que expressam criatividade, habilidade, qualidade, identidade e valor cultural.

No primeiro edital do ano, lançado em maio de 2021, foram 370 artesãos e entidades artesanais selecionadas.

Os artesãos e entidades credenciadas estarão aptos a comercializar os produtos com o Fundo Especial para o Desenvolvimento da Produção e Comercialização do Artesanato Cearense (Fundart) durante quatro anos, a contar da data da homologação do edital. “É uma oportunidade de serem convidados a participar de eventos com apoio da CeArt e de comercializarem suas peças, de acordo com as demandas das cinco lojas e da loja on-line da Central”, destaca a coordenadora do artesanato, Patricia Liebmann. Mais informações podem ser obtidas pelo email coordenacao.ceart@sps.ce.gov.br.

Atualmente, a CeArt possui cinco espaços físicos onde são comercializados os produtos do artesanato local: Loja Galeria Mestre Noza, na praça Luiza Távora; no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; no Shopping Aldeota, piso L2; no RioMar Shopping, piso L2; e no quiosque do Aeroporto Internacional Pinto Martins. A Central também possui uma loja virtual onde as peças selecionadas estão à venda com entrega gratuita para Fortaleza e envio para todo o País. A loja está disponível no site lojaceart.online.

Bia Ferro Gomes - Ascom CeArt Texto
Drawlio Joca e divulgação Fotos

29.10.2021