Interiorização do CPRaio já leva policiamento ostensivo para 50 municípios - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Interiorização do CPRaio já leva policiamento ostensivo para 50 municípios

Interiorização do CPRaio já leva policiamento ostensivo para 50 municípios

Compartilhar isso

 

Mobilidade e agilidade. São com essas características que a maior unidade motociclista do Brasil atua há 17 anos proporcionando segurança a toda população cearense. Nesta segunda-feira (18), o Ceará alcançou a marca de 50 unidades instaladas do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), após inauguração de mais uma base, no município de Várzea Alegre. Com isso, o Estado mantém como referência nacional de policiamento sobre duas rodas.

Em 2004, quando foi criado, o grupamento motorizado iniciou suas ações com foco no policiamento de duas rodas para um combate aos crimes mais rápido e preciso. A unidade, que inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas, alcançou um novo patamar após ser expandida e elevada à companhia independente, em 2011.

De lá pra cá, as características específicas do próprio policiamento especializado transformou o grupamento na maior unidade motociclista do país. O secretário da SSPDS, Sandro Caron, aproveitou para enaltecer a história e os bons resultados alcançados na área da segurança com o trabalho dos policiais, na manhã de hoje, durante a inauguração da 50º base do CPRaio em Várzea Alegre.

“Não tenho dúvida que investir em segurança pública é uma das grandes marcas do Governo do Ceará. Com a inauguração de mais uma base chegamos a um número bastante expressivo. Destaco que o Raio é sinônimo de eficiência, de prisões e de apreensões onde chega. Agora, Várzea Alegre possui mais um reforço para o combate aos crimes na região. São policiais treinados e capacitados para garantir a sensação de segurança a toda a população. Seguiremos trabalhando em todo o Estado com inteligência e operacionalidade para levar mais segurança, paz e tranquilidade a todos os cearenses”, frisou o secretário.

Expansão do CPRaio

Atualmente, o efetivo total da especializada conta com 2.548 policiais militares atuando em 50 municípios do Interior, RMF e na Capital, com o auxílio de 1.663 motocicletas e 89 viaturas. Além de Fortaleza, existem 13 bases do CPRaio na Região Metropolitana. Os locais contemplados são os municípios de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

Já no interior, com a 50ª base inaugurada na cidade de Várzea Alegre, o número chega a 36. As unidades abrangem os municípios de Acaraú, Acopiara, Aracati, Barbalha, Baturité, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Granja, Icó, Iguatu, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Mauriti, Mombaça, Morada Nova, Parambu, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Tauá, Tianguá, Viçosa do Ceará. Todos os municípios contemplados contam com mais de 30 e 50 mil habitantes.

Números Positivos

Somente em 2020, as unidades do CPRaio apreenderam 1.860 armas de fogo, correspondendo a 30,4% das 6.117 armas apreendidas em todo o Estado. Ainda no mesmo ano, 2.034 veículos foram recuperados e apreendidos durante as ações policiais. Os números também são positivos no que concerne às capturas de pessoas envolvidas em crimes. No total, 7.077 pessoas foram capturadas entre adultos e adolescentes. Neste ano, no período que compreende os meses de janeiro a setembro, as composições já apreenderam 1.486 armas.

O comandante do CPRaio, tenente-coronel Kilderlan Nascimento, destacou o sucesso das ações das unidades que trabalham focadas em levar mais sensação de segurança à população cearense, combatendo especialmente os crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Violentos Contra o Patrimônio (CVP). “Consideramos o CPRaio como um grande cinturão de segurança que está em todo o estado do Ceará. Credito o sucesso aos nossos policiais, que são os motociclistas da ponta. Eles estão sempre preparados para qualquer ocorrência. Além de contarmos com um órgão permanente da PMCE, temos ainda uma doutrina forte dentro da nossa organização. Tudo isso tem proporcionado o sucesso das nossas ações”, disse ele.

O militar também ressaltou o foco dos investimentos do Governo do Ceará em políticas públicas de segurança direcionadas para o combate à criminalidade. “É importante destacar ainda as ações de investimentos capitaneadas pelo Governo do Estado. Os nossos policiais são sempre treinados, participam de cursos especializados e aulas práticas para que, cada vez mais, se tornem ainda melhores no trabalho que já realizam. Continuamos sempre fazendo uma avaliação constante do nosso trabalho. Acreditamos que, dessa forma, estamos no caminho certo”, concluiu ele.

Ações em Várzea Alegre

A partir desta segunda-feira (18), a nova base contará com 30 policiais, além de um comandante, dez motocicletas e uma viatura. A população contará ainda com uma Central de Videomonitoramento que apoiará as ações de policiamento na sede do município e na zona rural. Hoje, o reforço dos trabalhos ostensivos e preventivos em todo o Estado conta ainda com 49 Centrais de Videomonitoramento com 3.348 câmeras.

Ascom SSPDS - Texto
Marcos Studart - Fotos Yuri Leonardo - Infografia

19.10.2021