Municípios do Baixo Jaguaribe aderem ao Programa SRH nas Escolas - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Municípios do Baixo Jaguaribe aderem ao Programa SRH nas Escolas

Municípios do Baixo Jaguaribe aderem ao Programa SRH nas Escolas

Compartilhar isso

 

Seis municípios do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe aderiram ao Programa SRH nas Escolas. Atualmente o projeto está sendo desenvolvido nos municípios da bacia do Curú e Acarape, além de Apuiarés e oito municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

Nessa nova etapa do Programa, se inseriram os municípios de Aracati, Limoeiro do Norte, Quixeré, Itaiçaba, Palhano e Icapuí. A adesão foi realizada através das secretarias de Meio Ambiente e Educação de cada município. O Programa realiza um trabalho com crianças na faixa etária de 10 anos, através da Cartilha Educativa “Gotinha Nossa de Cada Água”, que ensina educação ambiental e economia de água através de uma história fictícia.

A ação, que já envolve mais de 15 mil crianças de escolas municipais, propõe a discursão de temas importantes para a sociedade, como aquíferos, preservação de mananciais, ciclo da água, abastecimento, mata ciliar, poluição e reciclagem. Com a adesão dos seis novos municípios, o Programa deve envolver diretamente cerca de 5 mil novas crianças.

No mês de novembro já serão iniciadas as formações com os professores de literatura e ciências da natureza para detalharem dos trabalhos a serem incluídos no calendário escolar, de acordo com o Programa.

Gotinha Nossa de Cada Água

O Governo do Ceará, através do Sistema Integrado de Gestão dos Recursos Hídricos, acredita que só com a participação das crianças na discussão do problema da água é que se pode garantir um futuro de preservação, com acesso de todos à água de qualidade.

A Cartilha Gotinha Nossa de Cada Água é um livro didático que leva o conhecimento da água e do meio ambiente para crianças cearenses. O livreto trata de temas relacionados educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, através dos Comitês de Bacias.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Márcia Caldas, a cartilha servirá como paradidático, mas também terá uso em outras disciplinas. “Na história da Gotinha nós grifamos vários termos importantes que vão ajudar o professor na didática da aula. Termos como evaporação, nascente, agrotóxicos entre outros deverão ser explicados em sala, facilitando o entendimento da criança”.

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto

29.10.2021