Reduzir emissão de carbono em mais de 1 bilhão de toneladas é a meta do Plano ABC+ - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Reduzir emissão de carbono em mais de 1 bilhão de toneladas é a meta do Plano ABC+

Reduzir emissão de carbono em mais de 1 bilhão de toneladas é a meta do Plano ABC+

Compartilhar isso

 

Reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário é a meta definida pelo Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado de ABC+, para o período de 2020 – 2030. O Plano ABC+ foi lançado nesta segunda-feira (18), em uma Live no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O valor é sete vezes maior do que o plano definiu em sua primeira etapa na década passada. Já, em área, o ABC+ tem como meta atingir com tecnologias de produção sustentável 72,68 milhões de hectares (pouco mais do que duas vezes o tamanho do Reino Unido); ampliar o tratamento de 208,4 milhões de metros³ de resíduos animais e abater 5 milhões de cabeças de gado em terminação intensiva. 
A ministra Tereza Cristina considerou o plano ambicioso para manter a sustentabilidade da produção brasileira.  

A política pública é única no mundo em abrangência e alcance. Com base em comprovações científicas, a atuação do ABC+ foi ampliada em metas ambiciosas para os próximos 10 anos. Já foi comprovado que a agropecuária brasileira, pode auxiliar no combate ao aquecimento global. 

A diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Mariane Crespolini, destacou a importância do plano para agropecuária brasileira.

O ABC+ será apresentado pelo Brasil durante a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP 26).