MDR e Governo do Ceará discutem segurança hídrica no estado - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

MDR e Governo do Ceará discutem segurança hídrica no estado

MDR e Governo do Ceará discutem segurança hídrica no estado

Compartilhar isso

 

Estado abriga uma das estruturas que receberá as águas do Projeto de Integração do São Francisco, o Cinturão das Águas do Ceará (CAC).

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, recebeu, nesta quarta-feira (1º), o governador do Ceará, Camilo Santana. No encontro, foram discutidas ações de segurança hídrica no estado, que abriga uma das estruturas que receberá as águas do Projeto de Integração do São Francisco, o Cinturão das Águas do Ceará (CAC).

Atualmente, o CAC opera com três lotes concluídos e dois ainda em obras. Em março deste ano, a infraestrutura hídrica recebeu as águas do Velho Chico para abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza e permitir testes na estrutura da CAC entre os reservatórios Jati e Castanhão. Desde então, o Governo Federal segue repassando recursos para dar continuidade à infraestrutura e garantir a segurança hídrica da região.

Durante a agenda, o ministro Rogério Marinho reforçou a importância que a água tem dentro das ações do MDR. "Adotamos a água como a nossa espinha dorsal. E uma de nossas prioridades é levar segurança hídrica ao semiárido nordestino, emancipando esse povo", pontuou.

Marinho abordou ainda sobre a criação do Marco Hídrico. Projeto de lei sobre o tema, que será enviado em breve ao Congresso Nacional, busca garantir ferramentas para ampliar a segurança hídrica de toda a população brasileira, assim como aprimorar a atuação dos órgãos gestores.

Projeto de Integração do Rio São Francisco

O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que inclui o CAC, tem 260 quilômetros de extensão, três estações de bombeamento (EBI 1, 2 e 3), 15 reservatórios, oito aquedutos e três túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estão concluídas, restando apenas a recuperação da tubulação em Atalho e outros serviços complementares que não comprometem a pré-operação.

No total, o Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do País. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande do Norte.

O Eixo Leste, com 217 quilômetros de extensão, está em funcionamento desde 2017 e abastece 1,4 milhão de pessoas em 46 cidades pernambucanas e paraibanas. Os investimentos da União em todo o Projeto São Francisco já alcançaram R$ 12 bilhões.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2034-5498/ 2034-5399

02.12.2021