Bolsonaro está entre os 2% não vacinados de sua faixa etária - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Bolsonaro está entre os 2% não vacinados de sua faixa etária

Bolsonaro está entre os 2% não vacinados de sua faixa etária

Compartilhar isso

 

O presidente diz que não irá se vacinar e afirma que imunizantes são experimentais
Presidente já falou que não pretende se vacinar; poderia ter se imunizado desde 3 de abril de 2021.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), de 66 anos, está entre os 2% de brasileiros de sua faixa etária que não se vacinaram contra a covid-19. São 98% dos brasileiros de 65 a 69 anos os que tomaram as duas doses ou a dose única desde o início da vacinação –que completa 1 ano nesta 2ª feira (17.jan.2022).

Além disso, 35% das pessoas dessa faixa etária também já tomaram a dose de reforço. São 2,7 milhões de pessoas de 65 a 69 anos com 3 doses da vacina no braço, enquanto Bolsonaro não tomou nenhuma.

O presidente poderia ter recebido a injeção com o imunizante contra o coronavírus desde 3 de abril de 2021, em Brasília.

Em dezembro de 2020, quando a vacinação no Brasil ainda nem tinha começado, o presidente disse que não iria se vacinar “e ponto final”. Durante 2021, Bolsonaro deu diferentes declarações sobre o tema.

Em abril do ano passado, disse que só decidiria “depois que o último brasileiro for vacinado”. Em dezembro, repetiu que não iria se vacinar.

Eu vejo –acompanho mídias sociais e o pessoal mostra para mim– muita gente de esquerda, em especial, querendo a minha morte. Se quer a minha morte, por que fica querendo exigir que eu tome a vacina? Deixa eu morrer, problema é meu, tá?”, disse em live nas redes sociais.

O presidente foi diagnosticado com covid-19 em julho de 2020. Em janeiro de 2021, o Planalto estabeleceu sigilo de 100 anos do cartão de vacinação do chefe do Executivo.

Vou entregar minha cartela de vacina? Daqui a pouco vou entregar coisas pessoais, se eu não negar. Tem nada de esquisito e anormal que foi feito. Caderneta é questão minha e ponto final”, afirmou Bolsonaro sobre o assunto em 4 de agosto de 2021.

O chefe do Executivo afirma que as vacinas são experimentais e que já foi infectado pelo vírus e, por isso, estaria imune a uma nova infecção. Os imunizantes contra a covid-19 passaram por testes clínicos e pela avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Dados do Ministério da Saúde indicam que as vacinas são seguras, e que a chance de uma reação grave ao imunizante contra covid-19 é de 0,005%. O risco de uma internação em caso de covid-19 supera em 257 vezes o de ter uma reação à vacina.

Passado 1 ano da aplicação da 1ª vacina contra a covid em solo brasileiro, o país entra em uma nova etapa da vacinação: a imunização de crianças de 5 a 11 anos. A 1ª criança foi vacinada na 6ª feira (14.jun), em São Paulo: um menino indígena de 8 anos.

O presidente Jair Bolsonaro diz que sua filha, de 11 anos, não será vacinada.

METODOLOGIA

Poder360 cruzou os dados de vacinados na faixa etária do presidente (65 a 69 anos) do LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde, com a estimativa para 2021 do IBGE para o número de habitantes nesse intervalo de idade (7.623.733). Depois, fez os cálculos para ver qual era o percentual que não havia sido vacinado.

Os dados de vacinação vão até 9 de dezembro de 2021. Esses são os últimos dados disponíveis. O LocalizaSUS parou de ser atualizado 1 dia antes dos sites do ministério saírem do ar por causa de um ataque hacker. 

O Ministério da Saúde foi alvo de um ataque cibernético em 10 de dezembro. Os hackers afirmam ter coletado 50 terabytes de informação.

Até a 6ª feira (14.jan), os dados de vacinação por faixa etária e número de doses aplicadas não voltaram ao ar.

poder360.com.br

17.01.2022