Artistas cearenses estão entre os melhores do ano para APCA - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Artistas cearenses estão entre os melhores do ano para APCA

Artistas cearenses estão entre os melhores do ano para APCA

Compartilhar isso

 

Filme “Cabeça de Nêgo”, de Déo Cardoso

A Associação Paulista de Críticos de Artes divulgou, nesta segunda-feira (31), os melhores de 2021, nas categorias Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão.

Entre os agraciados, em Fotografia está Terra em Transe no Museu Afro Brasil (600 imagens de 60 fotógrafos), em Melhor Filme está Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso, e como Artista do Ano em Música Popular, está o Rapper Cearense Don L, pelo disco “Roteiro pra Aïnouz, Vol 2”.

Produções de artistas, diretores, fotógrafos, músicos e escritores cearenses que levam a cultura do nosso estado para todo o país.

Terra em Transe faz parte da I Edição do Fotofestival Solar, sendo atualizada neste ano para tratar de assuntos como a pandemia e seu impacto na vida dos brasileiros. Esteve em cartaz, em 2021, no Museu Afro Brasil no Ibiraquera numa realização com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Fotofestival Solar . Com regularidade bienal, o Fotofestival SOLAR faz parte de um plano de fortalecimento da cultura e das artes por meio da fotografia, integrando o calendário de eventos estratégicos do Ceará. A primeira edição do SOLAR ocorreu de dezembro de 2018 a abril de 2019, em Fortaleza com previsão da segunda edição para 2022.

Aclamado pelo público e pela crítica após exibições em festivais, o filme cearense Cabeça de Nêgo, dirigido e roteirizado por Déo Cardoso, apresenta pautas urgentes como a luta contra o racismo e o fascismo, mobilização estudantil, ação popular direta, consciência coletiva, precarização do sistema de educação e contextos de opressão socioeconômica. Muito nos honra saber que este diretor já ministrou aulas nos Cursos Básicos de Audiovisual, da Escola Porto Iracema das Artes, que integra a Rede de Equipamentos da Secult. Nas ocasiões, Déo trouxe o debate sobre o Cinema Negro, e a Anatomia do Filme “Cabeça de Nêgo”.

Outro artista vitorioso da APCA é o rapper cearense Don L, pelo disco Roteiro pra Aïnouz (vol2), no qual traz uma volta ao passado, abraçando a temporalidade e a história com impressionante maestria. Don L, ainda em 2017, deu início a uma trilogia, com Vendendo um Roteiro para filme do Diretor cearense Karim Aïnouz, e agora com o Vol2, observamos a continuação de um trabalho com influências de diversos estilos marcantes na produção de Don L, como souls, drills, traps e clássicos da MPB.

A Secult parabeniza a todos os agraciados pela premiação da APCA, uma entidade não empresarial e de caráter independente, formada por quadro associativo cujos integrantes têm majoritariamente atuação profissional no exercício do jornalismo cultural ou exercício de crítica na área artística.

A cerimônia de premiação com a respectiva entrega dos troféus está prevista para acontecer ainda neste primeiro semestre do ano.

Ascom Secult - Texto
Déo Cardoso - Foto

02.02.2022