Com medo da pandemia e na tentativa de fortalecer o sistema imunológico, muitas pessoas começaram a tomar por conta própria complexos vitamínicos popularmente conhecidos como “complexos A Z”. Esses suplementos alimentares, que são vendidos sem prescrição médica se consumidos em excesso e sem necessidade podem trazer malefícios a saúde, causando a hipervitaminose.
De acordo com a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Unime Lauro de Freitas, Tassara Moreira, o uso dessas vitaminas só deve ser feito se existe déficit no organismo. “O excesso da suplementação, principalmente a suplementação sem análise prévia nutricional e médica pode ocasionar agravos para a saúde. Como exemplo temos o excesso de vitamina C, que pode ocasionar o cálculo renal, quando utilizada em superdoses”, pontua.
Algumas vitaminas tomadas em excesso podem simplesmente ser eliminadas do corpo, mas outras, como a vitamina A, D, K e E, acabam acumulando no organismo e trazendo algumas sequelas. Por exemplo, o excesso de vitamina D pode levar a sobrecarga dos rins, veias e artérias. No caso da vitamina E em excesso pode causar hemorragias. “O excesso na suplementação da vitamina E pode sim levar a quadros de hemorragias, porém isso acontece apenas com superdoses, já que a vitamina E em excesso pode causar alterações nos nossos mecanismos de coagulação sanguínea, além de náuseas, cefaleia, fadiga.”, aconselha.
Caso você não tenha nenhuma deficiência grave, a melhor saída é a reeducação alimentar, rica em vegetais, proteínas e gorduras boas, esses alimentos oferecem os micronutrientes em proporções biologicamente equilibradas.
Unime
Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.
Presente no estado da Bahia, a Unime presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Em 2010, a Unime passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Unime.
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp,
Contatos para a imprensa:
Ideal H+K Strategies
Atendimento PR: Juliete Neves
E-mail: julieteneves@idealhks.
03.02.2022


