Bolsonaro move ação contra Alexandre de Moraes alegando abuso de autoridade - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Bolsonaro move ação contra Alexandre de Moraes alegando abuso de autoridade

Bolsonaro move ação contra Alexandre de Moraes alegando abuso de autoridade

Compartilhar isso

 

Presidente afirma estar sendo alvo de ilegalidades em inquéritos conduzidos por Moraes no STF(foto: RICARDO MORAES / AFP)
Presidente ajuizou uma "notícia-crime" contra o ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), onde Moraes é relator de pelo menos dois inquéritos que investigam Bolsonaro.

Autor Agência Estado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por abuso de autoridade. Moraes é relator das investigações mais sensíveis contra o Planalto, como os inquéritos das fake news e das milícias digitais.

O pedido foi enviado por meio de um advogado privado e não através da Advocacia-Geral da União (AGU). Bolsonaro cobra a abertura de uma investigação para apurar a conduta do ministro do STF.

A notícia-crime contesta a demora na conclusão do inquérito das fake news, aberto de ofício em março de 2019 pelo então presidente do STF, Dias Toffoli, com base no regimento interno do tribunal e sem solicitação do Ministério Público Federal (MPF). Bolsonaro diz que a investigação é "injustificada" e "não respeita o contraditório". O plenário do Supremo já decidiu que a abertura do inquérito foi regular.

Bolsonaro também coloca em dúvida a investigação das milícias digitais. O inquérito nasceu de uma queda de braço entre Moraes e o procurador-geral da República Augusto Aras. Na época, Aras exigiu o arquivamento de outra apuração contra aliados e apoiadores do presidente: o inquérito dos atos antidemocráticos. Antes de encerrá-lo, porém, o ministro autorizou o intercâmbio de provas e mandou rastrear o que chamou de "organização criminosa". O presidente diz que Moraes "objetivou, em verdade, contornar o pedido de arquivamento".

opovo.com.br

18.05.2022