Chuvas de maio encontram-se abaixo da média no Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Chuvas de maio encontram-se abaixo da média no Ceará

Chuvas de maio encontram-se abaixo da média no Ceará

Compartilhar isso

 

Foto: Marciel Bezerra/ Funceme
Dados parciais referentes à primeira quinzena do mês

Yanne Vieira

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), maio é mês com a menor a normal climatológica da Quadra Chuvosa, sendo esta de 90,6 milímetros. Até a primeira quinzena do mês, o acumulado é de 59 mm, representando apenas 65% da média histórica.

Segundo a Funceme, durante esse período, as macrorregiões com destaque são o Litoral de Fortaleza, onde as precipitações acumulam 132,5 mm, e o Maciço de Baturité, com 112,3 mm, que já podem ser consideradas com precipitações dentro da normalidade.

O Sertão Central e Inhamuns é onde menos choveu em maio. O acumulado é de apenas 37,2 milímetros, o que representa um desvio negativo de 46,6%.

Já na região do Cariri, o calendário de chuvas da Fundação aponta acumulado de 51.7mm, representando um desvio negativo de 18.7%. O normal esperado para todo o mês é de 63,6mm.

Para a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a tendência é de que as chuvas continuem no estado na segunda quinzena, especialmente, em áreas próximas ao litoral. “Isso, claro, cria a expectativa para o cearense de que maio encerre com chuvas próximas à média histórica”, diz a pesquisadora.

miseria.com.br

19.05.2022