Dentre as doenças relacionadas ao tabaco, destaca-se o câncer de pulmão, que é o segundo tipo de câncer mais comum em nosso País, responsável por 13% de todos os diagnósticos de doenças oncológicas. Embora existam casos em que o câncer de pulmão não tem relação com o tabaco, 85% de todos os diagnósticos estão associados aos uso do cigarro, segundo dados do INCA.
A boa notícia é que com os avanços da medicina, já existem terapias avançadas, como a imunoterapia, capazes de melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Porém, o sucesso do tratamento está atrelado ao diagnóstico precoce e, por isso, é essencial procurar ajuda médica aos notar os primeiros sintomas da doença, que podem ser confundidos com uma gripe forte, pois incluem tosse persistente por mais de seis meses, dor no peito, rouquidão, pneumonia recorrente ou bronquite e cansaço.
Caso tenha interesse em aprofundar o tema, a dra. Clarissa Mathias, médica oncologista do Grupo Oncoclinicas Bahia e do Hospital Santa Izabel de Salvador, está disponível para entrevistas.
Fico à disposição.
Bruno Escudero
Av. das Nações Unidas, 12901
Cenu Torre Norte 17º Andar -- 04578--910
São Paulo -- SP - Brasil
31.05.2022