Fiocruz aponta necessidade de reforço da cobertura vacinal para controle da pandemia - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Fiocruz aponta necessidade de reforço da cobertura vacinal para controle da pandemia

Fiocruz aponta necessidade de reforço da cobertura vacinal para controle da pandemia

Compartilhar isso

 

Quarta dose está sendo aplicada em idosos a partir de 60 anos(foto: FABIO LIMA)
Os índices têm se apresentado de forma heterogênea entre os estados brasileiros e o nível da terceira dose entre os mais jovens não atingiu a média considerada satisfatória.

Autor Leonardo Maia

Boletim epidemiológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira, 19, reforçou a preocupação com a estagnação do crescimento da cobertura vacinal contra a Covid-19 na população adulta, assim como a desaceleração da curva de cobertura da terceira dose. Conforme o documento, o número dos mais jovens que tomaram a terceira dose segue abaixo da média considerada satisfatória. Na população acima de 25 anos, a cobertura nacional é de 80%.

Os especialistas apontam ainda que a cobertura tem se apresentado de forma heterogênea entre os estados brasileiros. Total de 14 federações apresentam mais de 80% da população vacinada com a primeira dose e 18 apresentam mais de 70% com a segunda dose. Piauí e São Paulo têm se destacado por uma alta cobertura da vacinação desde a primeira dose. O Ceará aparece na terceira posição com maior porcentagem da população imunizada com a segunda dose (82,35%).

“É importante reconhecer que a ampliação da vacinação, priorizando especialmente regiões com baixa cobertura e doses de reforço em grupos populacionais mais vulneráveis, pode reduzir ainda mais os impactos da pandemia sobre a mortalidade e as internações”, afirmam especialistas da Fiocruz. Em relação à quarta dose do imunizante, foi aplicada em 17% da população com mais de 80 anos.

Em relação aos casos e óbitos, a Fiocruz aponta que nas últimas três semanas epidemiológicas — entre 24 de abril e 14 de maio — foram registrados cerca de 16 mil casos e 100 mortes diárias, correspondendo a uma taxa de letalidade de 0,7%, menores valores estáveis desde o início da pandemia. O cenário atual, contudo, ainda é motivo de preocupação, conforme a Fiocruz.

“A ocorrência de internações tem sido consistentemente maior entre idosos, quando comparados aos adultos. Além disso, o surgimento de novas variantes, que podem escapar da imunidade produzida pelas vacinas existentes, constitui uma preocupação permanente”, argumentam no boletim. Com a desobrigação do uso de máscaras em parte significativa do País, a instituição enfatiza que a discussão sobre a vacinação torna-se ainda mais importante, já que apresenta-se como único recurso de proteção contra a doença.

“A vacinação, incluindo as doses de reforço, tem como objetivo reduzir a gravidade dos casos de Covid-19 e a própria transmissão do vírus”, ressalta a Fundação. "O sucesso da vacina ao impedir casos graves e fatais tem sido determinante para que o número diário de mortes não tenha aumentado, apesar dos picos de casos novos que vem ocorrendo no país, ou de forma isolada em estados e municípios. Trata-se de um armistício entre variantes virais e brasileiros. A armadilha, no entanto, é crer que a bandeira branca foi hasteada”, complementa.

opovo.com.br

20.05.2022