Izolda ganha apoio de grandes nomes da política; FGs apostam em Roberto Cláudio - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Izolda ganha apoio de grandes nomes da política; FGs apostam em Roberto Cláudio

Izolda ganha apoio de grandes nomes da política; FGs apostam em Roberto Cláudio

Compartilhar isso

 

Foto: Reprodução
Quatro nomes do PDT são cotados para a candidatura, mas disputa está entre Izolda Cela e Roberto Cláudio. A governadora tem apoio de Camilo Santana; já o ex-prefeito de Fortaleza é o preferido dos irmãos Ciro e Cid Gomes.

Viviane Bastos

Na sexta-feira (20), a governadora Izolda Cela (PDT) recebeu lideranças políticas no Palácio da Abolição. Encontros, aliás, que têm reforçado o apoio de seu nome à reeleição. Entre os nomes estão o presidente estadual do PSD, Domingos Filho, e o senador Tasso Jereissati (PSDB).

Nas redes sociais, Tasso publicou uma foto ao lado da governadora. “Conversei hoje com a governadora […] sobre os desafios a serem enfrentados, visando o desenvolvimento do nosso Estado”, escreveu.

No mesmo dia, a governadora se reuniu com o ex-senador e presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira. O encontro reafirmou o apoio do partido à reeleição de Izolda. Como atual governadora, aliados acreditam que é natural a escolha do nome de Izolda na disputa ao Governo do Estado, no entanto, o próprio presidente nacional do partido da pedetista já declarou apoio a Roberto Cláudio (PDT).

Ao Site Miséria, o deputado federal Idilvan Alencar (PDT) foi categórico ao avaliar quem deve ser lançado como candidato. “A candidata é Izolda Cela”. A declaração foi dada na sexta-feira (20), em Missão Velha. O parlamentar ainda afirmou que o nome deve ser anunciado em breve.

Em 14 de maio, o ex-governador Camilo Santana (PT) publicou mensagem nas redes sociais reforçando a parceria com Izolda Cela. “Muitas pessoas têm falado do grande trabalho que Izolda tem feito como governadora. Firme e competente. Tinha certeza que seria assim. Izolda ajudou a construir nosso governo”, escreveu. Aliás, desde então, Camilo tem reafirmado o apoio e destacado o trabalho de Izolda como chefe do executivo.

FGs reafirmam apoio a RC

A postagem de Camilo Santana foi uma resposta ao presidente do PDT, Carlos Lupi, que minimizou a força eleitoral de Izolda e defendeu a candidatura de Roberto Cláudio (PDT) para o Abolição. Lupi declarou que Izolda seria desconhecida na maioria dos municípios cearenses.

No sábado (21), o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi fotografado ao lado do prefeito de Aracati, Bismarck Maia, e do senador Cid Gomes (PDT).

Cid Gomes, é quem vem tentando acalmar a relação entre PT e PDT, que disputam quem será o candidato do PDT. O presidenciável Ciro Gomes (PDT), já teria se manifestado contra a pedetista e reforçado apoio a RC. Acredita-se que a disputa entre Izolda e Roberto Cláudio voltou.

Para tentar apaziguar o cenário que se desenha, os quatro nomes do PDT cotados para a candidatura, Izolda Cela, Roberto Cláudio, Evandro Leitão e Mauro Filho, publicaram, na última quinta-feira (19) uma foto destacando que o projeto não é individual. “Este projeto não é de uma única pessoa”, afirma o texto publicado em conjunto.

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho

Até abril deste ano, o Ceará teve efetivamente 212 governantes, entre donatários, capitães e governadores. Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, foi a primeira mulher a assumir definitivamente o cargo, fazendo história como a primeira governadora efetiva do Estado, eleita pelo voto em chapa com o até então governador Camilo Santana, que passou sete anos e três meses no cargo.

Izolda Cela foi Secretaria de Educação de Sobral, de 2001 a 2003, como secretária adjunta de educação, e sendo titular da pasta de 2004 a 2006. De 2007 em diante, a governadora do Ceará exerceu o cargo de secretária estadual de Educação até abril de 2014.

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Izolda Cela, é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

miseria.com.br

24.05.2022