Pefoce inicia coleta de DNA em abrigos e hospitais com objetivo de localizar pessoas desaparecidas - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Pefoce inicia coleta de DNA em abrigos e hospitais com objetivo de localizar pessoas desaparecidas

Pefoce inicia coleta de DNA em abrigos e hospitais com objetivo de localizar pessoas desaparecidas

Compartilhar isso

 

Reprodução
A ação faz parte de uma campanha nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos.

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) deu início à coleta de DNA de idosos que moram em abrigos e de pacientes que estejam hospitalizados e que estão sem vínculo familiar, que podem estar sendo procurados por parentes.

A coleta é realizada pelas equipes do Núcleo de Perícias em DNA Forense (NUPDF) da Pefoce. As ações já acontecem em Fortaleza e deverão se estender ao interior do Estado.

A coleta de DNA de pessoas em abrigos e hospitais é a segunda parte de uma campanha nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) que tem por objetivo localizar pessoas desaparecidas vivas sem identificação.

Na primeira parte da campanha, no ano passado, foram coletados materiais genéticos de parentes das pessoas desaparecidas e inseridos no banco de dados nacional para que o DNA possa servir como uma ferramenta a mais na busca e identificação dessas pessoas.

As instituições que tenham internos ou pacientes que se enquadram no perfil da campanha podem solicitar o serviço da Pefoce para auxiliar na identificação e buscas por familiares dessas pessoas, enviando um ofício para a Pefoce solicitando o atendimento.

Identificação

Paralelo a coleta do DNA, equipes da Pefoce do Laboratório de Identificação de Desconhecidos (LID) realizam a coleta papiloscópica (impressões digitais) desse grupo de pessoas com objetivo de facilitar na localização dos dados civis. E, nos casos em que a pessoa não possui nenhum tipo de documento civil, a Pefoce colabora para o processo de emissão de documentação tardia, para que essa pessoa tenha seus documentos emitidos e garanta direitos, aposentadoria e benefícios como cidadã.

Pessoa desaparecida

Antes mesmo dos familiares se dirigirem à Pefoce, é necessário o parente que possui uma pessoa desaparecida realizar um Boletim de Ocorrência (BO) para dar início às investigações. Com o boletim de ocorrência em mãos, o familiar deve se dirigir à Pefoce para coletar o DNA. Nas cidades do interior, o BO deverá ser feito nas unidades da Polícia Civil de cada município e as famílias encaminhadas para um dos núcleos da Pefoce.

Ascom Governo do Estado do Ceará

miseria.com.br

24.05.2022