Autor Mirla Nobre
A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) solicitou o bloqueio de R$ 100 milhões de um grupo criminoso investigado por tráfico de drogas no Ceará. A medida faz parte da “Operação Continuum”, iniciada em 2020, que busca combater o tráfico de entorpecentes no Estado. Conforme a polícia, além do tráfico de drogas, o grupo é responsável por lavagem de dinheiro e homicídios na região do Cariri.
A estratégia de bloqueio do dinheiro foca na “asfixia financeira” do grupo como forma de enfraquecimento. A polícia também confiscou veículos, imóveis, dinheiro e realizou a apreensão de armas, munições e mais de meia tonelada de entorpecentes. As investigações da operação levaram também a identificação de integrantes de organização criminosa com ramificações nos estados do Ceará e São Paulo.
Operação
Na manhã desta quarta-feira, 25, 90 policiais civis saíram em campo para prender integrantes do grupo criminoso que ainda estavam em liberdade. Na operação, foram cumpridos 48 mandados judiciais – sendo 25 de busca e apreensão e 23 de prisão preventiva, nas cidades de Barbalha, Caririaçu, Crato, Fortaleza, Jardins, Juazeiro do Norte e Missão Velha no Ceará, além de São Paulo.
Nas diligências, o total de 23 pessoas, sendo seis mulheres e 17 homens, foram presas nesta manhã. Além disso, oito armas de fogo e cerca de dez quilos de drogas foram apreendidos durante ação da operação Continuum, que é desenvolvida pelo Núcleo de Combate ao Tráfico de drogas (NCTD) do Cariri, com suporte da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).
Da primeira ação da operação até a conclusão da investigação que culminou na operação deflagrada hoje, a Polícia Civil já apreendeu mais de 600 quilos de drogas, 15 armas de fogo, mais de mil munições, sete carros, um reboque e duas motocicletas, que resultaram na instauração de 11 Auto de Prisão em Flagrante delito. Também foram sequestrados outros três veículos e uma propriedade rural no município da Caririaçu.
Denúncias
opovo.com.br
26.05.2022