Usina solar do Ceará reduz emissão de 244 toneladas de gás carbônico na atmosfera - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Usina solar do Ceará reduz emissão de 244 toneladas de gás carbônico na atmosfera

Usina solar do Ceará reduz emissão de 244 toneladas de gás carbônico na atmosfera

Compartilhar isso

 

Foto: Deivysson Teixeira
O número equivale ao plantio de 667 árvores

Yanne Vieira

Desde que foi inaugurada, há quase cinco meses, a Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica do Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (CTTC/IFCE) vem apresentando resultados satisfatórios, tanto na economia com energia elétrica quanto na redução de gás carbônico na atmosfera.

De acordo com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), durante o período já foram economizados cerca de R$ 85 mil apenas na conta de energia. A usina também possibilitou que 244 toneladas de CO² deixassem de ser liberadas, o que, segundo a pasta, vem favorecendo a descarbonização e melhorando a qualidade do ar. O número equivale ao plantio de 667 árvores.

Inaugurada pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, a usina está localizada no Pecém, e conta com investimentos de quase R$ 1,3 milhão. É considerada, atualmente, o maior equipamento público de geração fotovoltaica do estado. A estrutura gerar energia para utilização nas dependências do CTTC e da Secitece.

Os painéis fotovoltaicos estão instalados nos telhados dos blocos do CTTC. A usina serve, também de base para formação de profissionais na área de energias renováveis, em uma parceria com o IFCE, envolvendo, ainda, empresas da região.

De acordo com a Secretaria, a iniciativa está em sintonia com o que prevê o Protocolo de Kyoto, tratado internacional firmado por países com metas de redução de emissão de gases de efeito estufa.

Sobre o CTTC

O Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (CTTC) é um dos principais instrumentos para promover a capacitação profissional em áreas estratégicas do Estado. O equipamento foi cedido ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que administra e coordena cursos de formação técnica para estudantes e profissionais, atendendo às necessidades das indústrias localizadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A Secitece garante o transporte e a alimentação dos alunos, além das despesas com energia.

miseria.com.br

25.05.2022