Em dia de certificação de jovens do Primeiro Passo, governadora Izolda Cela lança mais de dez mil vagas de qualificação profissional - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Em dia de certificação de jovens do Primeiro Passo, governadora Izolda Cela lança mais de dez mil vagas de qualificação profissional

Em dia de certificação de jovens do Primeiro Passo, governadora Izolda Cela lança mais de dez mil vagas de qualificação profissional

Compartilhar isso

 

Os jovens dos 184 municípios cearenses poderão entrar no mercado mais preparados e qualificados

Não faltou emoção na solenidade de certificação dos 3.416 jovens do Programa Primeiro Passo, realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), na manhã desta sexta-feira (24). Para qualificar e apoiar mais jovens cearenses, a governadora Izolda Cela, acompanhada da titular da SPS, Onélia Santana, lançou mais de dez mil novas vagas de qualificação profissional para os 184 municípios cearenses. A solenidade ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

“É obrigação do Estado trabalhar para dar oportunidades para a juventude, porque uma sociedade melhor depende dos projetos de vida e os sonhos dos jovens. Essa fase é um tempo definitivo, por isso nosso esforço tem sido que os jovens tenham uma boa escola, bem como preparação para o mundo de trabalho. É preciso sonhar e ter energia para realizar sonhos”, afirmou Izolda Cela, agradecendo às instituições parceiras que atuam na implementação das ações de capacitação.

Também estiveram presentes a defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas; o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-CE) e coordenador da Rede Peteca, Antonio Lima; o secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina; a assessora especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Zelma Madeira; a ex-secretária da Proteção Social, Socorro França; e outras autoridades.

As mais de dez mil vagas serão destinadas aos 184 municípios que formarão turmas dos Programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo, que conta com três linhas de ação: Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário. As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma: 4.440 para o Criando Oportunidades; 6.875 para o Primeiro Passo (Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário).

Em Fortaleza, as vagas contemplam as linhas do Jovem Estagiário e Jovem Aprendiz, e os interessados devem se inscrever no site www.sps.ce.gov.br. No interior, os interessados devem procurar as secretarias municipais de assistência social para outras informações.

O programa Criando Oportunidades terá 222 turmas e o Primeiro Passo Jovem Bolsista, 123 turmas. Na linha Jovem Aprendiz, o quantitativo de vagas é determinado conforme a demanda das empresas, ficando a cargo das secretarias de proteção social dos municípios os encaminhamentos junto aos programas.

Os cursos de formação do Criando Oportunidades abordam mercado de trabalho, empregabilidade e ética profissional; empreendedorismo; e direitos sociais, cidadania e meio ambiente. As áreas ocupacionais atendidas são beleza e cuidados ocupacionais; Apoio educacional; Mecânica; Gestão e Negócios; Informática; Construção civil; Gastronomia; Confecção de vestuário; e Artesanato e Design.

Ao longo de 2022, a SPS ofertará mais de 26 mil vagas de capacitação profissional. Além do Primeiro Passo e Criando Oportunidades, também serão abertas vagas no programa Superação, além dos seus equipamentos de inclusão social (três Complexos Sociais Mais Infância, sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social e Parque Dom Aloísio Lorscheider).

“Unindo todos os programas de qualificação profissional da Proteção Social teremos, até o fim do ano, mais de 40 mil jovens qualificados. Isso significa investir no Capital humano. Dentro dos equipamentos da Proteção Social, também são contratados jovens desses programas. Isso significa acreditar no potencial da juventude”, destacou Onélia Santana.

Potencializando o presente

Para Erik Pereira, de 17 anos, morador do bairro Pirambu, em Fortaleza, o programa foi um divisor de águas. “Toda essa experiência foi nova e desafiadora. Eu me desenvolvi muito dentro do programa. Espero que mais jovens aproveitem essa oportunidade”, definiu Erik, que se apresentou na solenidade com o grupo de música dos estagiários da Secretaria da Saúde do Ceará.

Maria Lenice Pereira, 42, mãe de Erik, é testemunha dessa evolução. “Meu filho aprendeu design gráfico na pandemia. Ele é muito esforçado, graças a Deus. Faz teatro também. Esse Primeiro Passo foi uma oportunidade muito esperado, e ajuda na renda. Eu tenho muito orgulho dele”.

57% dos jovens egressos do Primeiro Passo Linha Jovem Aprendiz foram contratados pela empresa onde atuaram ou por outra empresa dentro de um ano após a conclusão da qualificação. 67% dos entrevistados afirmaram que a qualificação serviu de estímulo para procurar nível superior de escolaridade. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Controladoria Geral do Estado (CGE), realizada em 2021.

Um exemplo é João Victor Sampaio, 21, Jovem Aprendiz que se qualificou como assistente administrativo e, recentemente, foi efetivado numa rede de supermercados na Capital. “Eu fiquei muito feliz com minha contratação. O Primeiro Passo me deu todo o acolhimento para isso. Agora, quero continuar trabalhando e estudando, porque quero entrar na universidade para cursar Administração”, relatou João.

Ainda segundo a pesquisa, na linha Jovem Bolsista, 47% dos entrevistados acreditam que a participação no curso facilitou seu ingresso no mercado de trabalho. Os cursos de Marketing, Informática e Administração são os que têm mais interesse dos jovens entrevistados.

Sobre o Jovem Estagiário, a pesquisa apontou que 80% dos participantes afirmaram estar muito satisfeitos com a qualificação. Dentre os jovens que conseguiram uma vaga no mercado de trabalho, 87% afirmaram que a experiência como Jovem Estagiário ajudou na obtenção do emprego.

“Eu fico muito feliz quando vejo jovens sendo encaminhados para um futuro promissor. Vejo muita esperança nesses olhos com esse caminho que se abre no Primeiro Passo. Investir na qualificação dos jovens é fundamental para a nossa transformação. Contudo, ainda há desafios”, celebrou o procurador do trabalho, Antônio Lima.

“Na Defensoria, hoje, recebemos 71 jovens do Primeiro Passo. Tem sido fundamental essa parceria que transforma tantas vidas. Também temos feitos contratações “, ressaltou Elizabeth Chagas.

Na sequência dos bons resultados, somente o Criando Oportunidades qualificou, entre 2015 e 2021, 40.962 pessoas. A meta para 2022 é qualificar mais 4.440 pessoas. Coordenado pela SPS, o projeto atende pessoas a partir de 16 anos com a oferta de cursos de qualificação social e profissional para mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis. O programa existe desde 2007.

Ao fim das atividades, os alunos recebem um kit instrumental de trabalho.

Ascom Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Carlos Gibaja, José Wagner e Tiago Stille Fotos
Yuri Leonardor Artes

27.06.2022